WEB || Ecosia


Nunca se explorou tanto sobre comportamentos e alternativas sustentáveis como agora — e o planeta implora por isso! — e embora algumas sugestões ainda não estejam ao alcance da realidade de muitas pessoas (ou carteiras), há sempre opções práticas, económicas e funcionais que podemos seguir para melhorar a nossa passagem pelo planeta. O Ecosia é um excelente exemplo disso.

Já é o meu motor de busca há anos e julgava ser de conhecimento comum, mas as minhas mais recentes conversas provaram-me o contrário e senti toda a urgência em partilhá-lo — afinal de contas, é uma ideia genial!

Ecosia é um motor de busca gratuito que planta árvores a partir dos lucros obtidos pelas nossas pesquisas. Funciona para computador e telemóveis. Basta fazer o download da extensão e automaticamente ele associa-se ao vosso motor de busca original. Pronto! Rápido, gratuito e que fará, certamente, a diferença. 

O interface é simples e facilmente se habituarão — na verdade, é igual ao Google, praticamente. Não noto qualquer diferença de um para o outro mas a verdade é que há. As minhas buscas são mais sustentáveis, uma vez que os seus servidores funcionam integralmente através de energia renovável; a empresa é transparente e informa-nos de que forma é que os lucros gerados a partir das nossas pesquisas estão a beneficiar o mundo, e — um ponto que nada tem a ver com sustentabilidade mas que é igualmente atrativo — o Ecosia não vende as nossas informações e dados para terceiros. Em média, são necessárias 45 pesquisas para plantar uma árvore e, depois de instalada a extensão, o site informa-vos quantas pesquisas já fizeram até ao momento. O site disponibiliza, também, vários artigos e novidades relacionados com o impacto do seu projeto no ambiente.

À data desta publicação, o Ecosia já plantou mais de 65 milhões de árvores graças às pesquisas de todos os utilizadores. E que poderão ser muitas mais se dermos a conhecer este motor a mais pessoas. Muitas vezes damos por nós a questionar como podemos fazer a diferença, mesmo que em gestos mais simples e humildes. Esta parece-me uma ótima sugestão. Sem desculpas para não alinhar!

1 comentário

  1. Mas esta ideia é genial!! Gostei mesmo da sugestão, vou colocá-la em prática! De facto, pequenos gestos fazem toda a diferença e, se cada um de nós tiver o cuidado de agir em conformidade com o bem-estar da natureza, faremos a força em benefício dela! Muito obrigada pela partilha, Inn!! ♥

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.