PASSAPORTE || St. Patrick's Cathedral


É impossível visitar a Irlanda e não ouvir, em algum lugar, 'St. Patrick', mas talvez a Catedral de St. Patrick seja o maior ponto de referência — a par com St. Patrick's Day! A Catedral de St. Patrick é praticamente vizinha de Christ Church, razão pela qual são tantas vezes comparadas. É também uma ótima forma de potencializarem o tempo se estiverem a considerar visitar as duas.



Considerada a Catedral Nacional da Igreja Irlandesa, St. Patrick's Cathedral conta com 800 anos de admiração e beleza, tanto por fora — num lindíssimo e imponente edifício medieval, com a Minot's Tower a protagonizar e exibindo um dos primeiros relógios da Irlanda —, como por dentro. 


St. Patrick's Cathedral é um lugar de referência, especialmente (mas não só) durante as peregrinações. O lugar onde foi construída é muito simbólico, uma vez que era aqui que se localizava o poço onde St. Patrick realizava os seus batismos. Aliás, ainda hoje são realizados batismos nesta Catedral. A sua história e percurso, porém, tiveram momentos muito infelizes. Entre incêndios, abandonos e desastres provocados por um edifício em ruínas, o lugar recebeu uma nova vida e oportunidade graças às restaurações financiadas por Sir Guinness.



Entrando na Catedral, é difícil decidir se deixamos o olhar dispersar para cima, admirando o estilo gótico e os vitrais encantadores, ou se viramos a ponta do nariz para o chão e nos maravilhamos com os mosaicos. Não é muito comum as igrejas e Catedrais terem um chão tão bonito, e o padrão colorido torna todo o interior, imponente e escuro, mais festivo.


Toda a Catedral está repleta de detalhes fascinantes e considerei-a muito interativa, o que é algo de inovador e inesperado. Num local onde, normalmente, os visitantes são apenas convidados a entrar e a admirar em silêncio, a Catedral de St. Patrick incita a que participemos, compreendamos a história e façamos parte de um local religioso onde, por excelência, pensamos nas nossas pessoas. Há uma área da Catedral inteiramente dedicada a segmentos de guia de áudio e uma outra parte onde os visitantes podem desenhar, através de uma técnica simples e quase infalível, algumas das figuras presentes nos vitrais — incluindo St. Patrick — pelo que julgo que pode ser um bom ponto de interesse para crianças — embora só tenha encontrado adultos a participar.


Do lado oposto, encontra-se o meu ponto de interação preferido; uma pequena árvore improvisada que tem como folhagem uns papéis — no formato típico de folha — onde os visitantes podem escrever uma mensagem para quem já partiu e que querem recordar neste local especial. A ideia primordial era simplesmente dirigida a quem tinha perdido familiares e amigos na guerra, mas rapidamente outros entes queridos foram referidos e lembrados sem terem qualquer tipo de relação com este objetivo inicial. Em Novembro do ano passado, a Catedral foi decorada na nave com um cortinado de milhares de folhas onde os visitantes tinham escrito as suas mensagens, resultando numa homenagem de enorme beleza e valor emocional incalculável.



A Catedral está aberta todos os dias. O preço dos bilhetes corresponde a 6€ para adulto, 5€ se forem estudantes. As crianças têm entrada gratuita. Com o Dublin Pass, a entrada é gratuita.

1 comentário

  1. Adoro sempre a ler os teus conteúdos de viagens porque além de nos mostrares lugares lindíssimos juntas sempre uma conexão histórica. E portanto para além de podermos fazer listas com locais a visitar, podemos sempre aprender mais alguma coisa.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.