PASSAPORTE || Christ Chruch Cathedral


Estarei em Hogwarts?! É esta a pergunta que todos farão ao verem a catedral Christ Church erguer-se em plena cidade. É impossível não reparar nas semelhanças e não ficar de olhos a brilhar com as torres, as cornucópias nas janelas, os tons acinzentados da pedra, e pela sua imponência.



É a mais antiga catedral medieval de Dublin, fundada em 1038, e ia caindo na ruína se o destilador de whisky Henry Roe não a tivesse restaurado nos anos setenta do século XIX. É uma herança lindíssima do estilo gótico, fortemente marcado na nave.



A Christ Church Cathedral possui, ainda, uma cripta onde podem visitar a exposição dos tesouros da catedral e encontrar uma história muito curiosa, embora inglória: um gato e um rato mumificados durante uma perseguição. Desconfia-se que, qual Tom e Jerry, o rato tentava escapar do feroz gato enfiando-se num dos tubos largos do órgão. Não querendo perder a sua presa, o gato foi atrás e acabaram os dois presos no tubo. Só foram encontrados durante uma restauração do órgão, naturalmente mumificados, provavelmente pelas condições extraordinárias no interior do tubo. Ambos ficaram surpreendentemente bem preservados e as suas posições de perseguição eternizadas para todos observarem.


Por fora, irão também reparar numa ponte fechada — que apenas reforça a ideia mágica de que estão em Hogwarts — e por onde se faz o acesso para Dublinia, uma atração sobre a qual publico brevemente.



Não é uma opinião consensual, porém, não foi o meu interior de catedral preferido, tendo gostado muito mais de St. Patrick's Cathedral. As opiniões dividem-se e em inúmeros lugares li a recomendação de que, se não quisessem visitar as duas, que optassem por Christ Church. Não concordo com a recomendação porque considerei o edifício mais apelativo por fora do que por dentro, no entanto, o critério final é sempre vosso! Esta aberta todos os dias e o bilhete de adulto custa 6€. Com o Dublin Pass, a entrada é gratuita.

1 comentário

  1. Visitaria as duas de qualquer forma, mas pelo que é possível ver através das fotografias concordo com a tua opinião, acho que também ia gostar mais de visitar a St. Patrick's Cathedral.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.