domingo, 7 de outubro de 2018

LIVROS || 21 Lições para o Século XXI


Depois de ter iniciado este ano com a leitura incrível de Sapiens, voltei a render-me ao autor e ao seu mais recente lançamento, 21 Lições para o Século XXI. Se Sapiens faz uma viagem ao passado, descobrindo os gatilhos que permitiram à Humanidade ser o que é hoje, e se Homo Deus faz uma reflexão do que pode estar reservado para nós num futuro distante, 21 Lições para o Século XXI aborda o momento presente, com acontecimentos, questões e suposições muito atuais, e indaga o que nos espera num futuro muito mais próximo, razão pela qual não achei imprudente preferir fazer a leitura por ordem temporal e não por ordem de lançamento. Homo Deus aguarda-me, isso é certo.

Com o avanço exacerbado da (bio)tecnologia, o (re)nascimento de algumas tensões políticas, culturais e religiosas, e olhando para os nossos comportamentos e anseios nas última década, que pontos-chave sobre a ética e a privacidade nos faltam, ainda, discutir e aprimorar? Quando é que vamos ter uma atenção política de qualidade em relação às alterações climáticas, e como fazê-lo? Onde podemos encontrar respostas para as novas realidades que se avizinham? Na religião? Num movimento político? Num país ou cultura? No todo ou na individualidade? Qual é o nosso papel, agora e amanhã? Como encontrar a nossa identidade num mundo que caminha cada vez mais para uma realidade impessoal?

Yuval Noah Harari faz um resumo fantástico dos principais pontos-chave da nossa atualidade e apresenta-nos várias visões de um futuro que podemos perfeitamente estar presentes para viver. Alguns dos quais nem sonhava, o que me permitiu alargar os meus horizontes. Coloca-nos, também, em contacto com vários lados da moeda em inúmeras questões éticas às quais ainda não podemos dar resposta nem razão. Com um conjunto de informações precioso e muito bem fundamentado, confesso: a leitura deste livro não foi suave e, em alguns momentos, senti-me confusa, baralhada e com medo.

Correndo o risco de não ser um livro intemporal é, certamente, um livro urgente para os dias de hoje — e estes dois tipos de livros são necessários na literatura — e para adquirirmos uma noção mais global, informada e real do que é que vale a pena investir, investigar, defender, preocupar e questionar. É um livro do agora que, embora me tenha feito sentir perdida no futuro, nunca me fez sentir tão presente no que está a acontecer.

Autor: Yuval Noah Harari
Número de Páginas: 363
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

2 comentários:

  1. Estive quase quase para o trazer comigo na última visita à Livraria mas controlei-me porque não dá para tudo. Ficou na lista, não me esqueci dele - e agora fiquei ainda com mais vontade de o trazer para casa :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nenhum desses livros mas tenho muita curiosidade mesmo.:)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)