LIVROS || A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar


O meu segundo livro do Ricardo Araújo Pereira traduz-se — numa definição escolhida pelo próprio — como ‘uma espécie de manual de escrita humorística’. Ao contrário da maior parte da sua coleção de livros publicados — crónicas que correm sempre o risco de ficarem datadas — A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar é um livro intemporal de reflexão ao humor e aos ingredientes que tornam o trabalho de um humorista eficaz: soltar uma gargalhada. 

Nesta obra, Ricardo Araújo Pereira explora desde os tempos imemoriais a forma como produzimos humor — às vezes, não intencionalmente — e a estrutura que faz de uma piada aquilo que ela é. Não deixa de ser curioso que ele tenha escrito um livro sobre humor que não seja propriamente para rir (com exceção dos seus comentários sarcásticos ou dos próprios exemplos de piadas que vai partilhando entre capítulos). Pode acusar algum name dropping — o que, para mim, é sempre interessante porque me permite ter mais referências para explorar, mas sei que nem toda a gente aprecia — mas, no geral, é uma leitura rápida e muito interessante. Quem diria que existe tanta estrutura científica e semântica por detrás de uma piada? Sendo uma curiosa por natureza, foi um livro enriquecedor.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

3 comentários

  1. O RAP escreve lindamente e trás sempr uma honestidade própria. Adorei esse livro. Fez-me reflectir sobre a minha abordagem a certos assuntos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui curiosa para ler este autor. Não sou grande fã de comédias e há piadas que não chego a entender. Mas despertou-me a curiosidade na maneira como descreves o livro e o titulo dele, bem é qualquer coisa de surreal XD

    Fiquei intrigada! Talvez uma das próximas leituras ;)

    Beijinhos Where I Belong

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro ali na minha estante para ler. Estou muito curiosa para ler precisamente porque é um livro que desconstrói o humor.



    A Sofia World



    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.