WEB || Ouviste Isto? #1


Regressamos com esta rubrica que foi tão bem recebida por vocês na sua data de estreia. Para hoje temos presentes, doenças mentais e indecisões. Um combinado de temas bem variado mas que me conquistou pela pertinência e contemporaneidade. Para ouvir, refletir e aprovar!


Giving Presents | Neste episódio do The Why Factor, explora-se a componente psicológica e cultural de trocar presentes. Para diversas ocasiões e destinatários, um presente é um gesto simbólico que agrega múltiplas mensagens entre quem dá e quem recebe, aproximando ou afastando os intervenientes. Como escolher o presente ideal? E quais são as motivações por detrás de quem oferece um presente? Ou as expectativas de quem o recebe? Agora que sinto que sou mais bem sucedida a selecionar presentes, confesso que adoro dar — e preparar tudo com o maior cuidado e pormenor — mas que também valorizo muito quando recebo, especialmente quando consigo observar que foi um presente pensado com carinho para mim. Há toda uma complexidade psicológica por detrás deste simples e carinhoso gesto e gostei de escutar a desconstrução. Dada esta época natalícia que estamos, de momento, a viver, parece-me o episódio ideal!

What The Joker Gets Right & Wrong About Mental Health and 7 Ways We Can Improve Ours | Escutei este episódio após ter assistido a Joker no cinema e embora a temática tenha arrefecido, continuei a achar pertinente partilhar esta análise convosco, especialmente porque concordo com muitos dos pontos abordados. Saí da sala de cinema em conflito com as mensagens partilhadas no filme; por um lado, entendo e concordo que pode ser redutor olhar para uma doença psicológica simplesmente assistindo a Joker — nesta altura do campeonato, o ideal seria não ajudarmos a perpetuar este preconceito em relação às doenças mentais ou destruirmos a empatia do público para ajudar pessoas com transtornos mentais. Porém, numa perspetiva global, eu achei o filme muito bom e que levanta questões importantes sobre o quanto precisamos de apoiar e quebrar o tabu da doença mental. E este episódio explora estes dois lados positivos e negativos do filme de forma magnífica. Se a temática das doenças mentais vos interessa, este episódio é uma boa aposta.

Living On “The Line” | Megan Tan partilha uma experiência pessoal que creio que muita gente da minha idade possa já ter testemunhado — ou estar a testemunhar: a sensação de estarmos divididos entre oportunidades. O conflito de não sabermos se devemos aceitar uma oportunidade que, à partida, traz estabilidade, dá resposta a todas as questões que as pessoas fazem e tão angustiadamente evitamos responder mas que não nos deixa motivados ou inspirados. Que, no fundo, sabemos que, se aceitarmos, é pelo simples comodismo de termos resposta pronta a todas as perguntas que nos sufocam. A opção B não existe, é um mar de incertezas, transformando este conflito numa indecisão não entre oportunidades mas sim entre aceitar ou não. Sem termos rede de segurança. Foi um relato com que me identifiquei muito e que eu acho que pode ajudar nesta angústia — porque é uma angústia. É um episódio reconfortante.

Qual têm mais curiosidade para ouvir?

1 comentário

  1. Estava curiosa com o último, pois revi-me nas tuas palavras. Ouvi-o e também me identifiquei muito. Estou, neste momento, a viver uma situação assim, embora já tenha a minha decisão mais ou menos tomada. É terrível esta angústia e toda a pressão que as pessoas à nossa voltam colocam sobre nós com as suas perguntas :\

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.