APP || Cool Cousin


Se já me seguem há algum tempo — ou acompanham os artigos do Passaporte — sabem que gosto do equilíbrio entre visitar lugares mais populares e turísticos e descobrir as dicas locais. Acredito que ambos podem coexistir na mesma viagem e torná-la ainda melhor.
No que toca às dicas populares, não faltam páginas com sugestões. Mas na hora de registar as melhores dicas locais, a informação dispersa-se e a necessidade de pesquisa e muitos filtros aumenta, tornando o planeamento mais longo.

Descobrir a aplicação Cool Cousin foi uma lufada de ar fresco! A app é uma espécie de rede social que agrupa milhares de utilizadores de diferentes regiões do planeta e que, voluntariamente, dão as melhores dicas e sugestões da cidade onde vivem. A aplicação acaba por ficar um pouco refém das origens dos seus utilizadores para diversificar os destinos mas basta consultarem a barra de pesquisa para confirmarem que a grande maioria — ou os mais populares — já lá estão!

Quando pesquisam a cidade que querem explorar, têm acesso aos múltiplos perfis dos utilizadores que moram nessa cidade e é neles que têm de aceder para lerem as suas recomendações, desde os melhores lugares para fazer compras, onde levariam alguém que conhecesse a sua cidade pela primeira vez, tesouros escondidos, os sítios que não damos nada por eles mas que são fantásticos, lugares que não recomendam ou não apreciam — e aqui recomendo algum sentido crítico porque muitos referem lugares turísticos pelo óbvio desconforto de serem sítios, geralmente, muito frequentados mas que, para turistas, acaba por ser giro visitar. Mas muitos também referem lugares que não recomendam por razões mais interessantes para nós como a segurança ou uma particular desilusão.

Os perfis funcionam à base de pergunta-resposta e incluem informações sobre o utilizador que eu passo à frente, como profissão, séries preferidas ou músicas. Embora não ligue muito, não acho desnecessário, uma vez que acaba por ser uma tentativa de traçar um pequeno perfil dos interesses da pessoa para que identifiquem o seu estilo e para que também possam confirmar se os interesses gerais do utilizador vão de acordo com os vossos (para encontrarem as sugestões mais personalizadas ao vosso tipo de gostos e vontades). Podem, inclusive, enviar mensagens aos utilizadores para tirar dúvidas ou pedir sugestões extra. Por fim, se realmente gostarem do guia de viagem sugerido por alguém, podem guardar um mapa já com os pontos indicados pelo utilizador e utilizá-lo durante a viagem!

Cool Cousin é simplesmente genial e um conceito que realmente faltava e que vinga por ser útil e prático para qualquer viajante que goste de conhecer, de antemão, um pouco do que a cidade pode oferecer. Cumprindo a ideia primordial da aplicação, é como se perguntássemos aquele amigo que está fora e que conhece todos os spots incríveis e secretos quais são as suas melhores dicas!

1 comentário

  1. Não tinha conhecimento desta app mas vou já instala-la pois acho que vou fazer bastante uso dela nas minhas próximas viagens!!

    Beijinhos, Mónica.
    Black Rainbow // Instagram

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.