FILMES || Fantasia (1964)


Foi através da transmissão especial do CCB que tivemos oportunidade de assistir ao antecessor de Fantasia 2000 — que vi no cinema e adorei, na altura. Esta produção, estreada em 1964, continua a não ter opiniões consensuais — a par da de 2000 —, em grande parte, julgo eu, por muitos dos espectadores ainda não compreenderem muito bem o que é o Fantasia: não é um filme de animação comum com uma história e narrativa comuns e não é um filme de ação; é uma viagem musical.

Fantasia é uma produção com selo Disney que nos apresenta oito segmentos animados, mas os grandes protagonistas do filme, na verdade, são as composições musicais que os segmentos procuram animar e dar 'vida' aos sons — embora o estimado Mickey feiticeiro seja o rosto de toda a obra. Conduzidos por Leopold Stokowski, a orquestra toca oito composições musicais e os artistas foram convidados a explorar o mundo da abstração para contar, em cada uma das composições, uma história. Deems Taylor, também compositor, faz a introdução concisa e clara de cada segmento.

Fantasia torna-se, assim, numa verdadeira obra de arte que ainda hoje desafia os seus espectadores e procura mostrar novas formas de ouvir, entender e — mais genial — visualizar música. Uma ideia pioneira que revela um pensamento muito à frente da sua época. Um filme muito estimulante num sentido totalmente inesperado e que, assim, talvez não seja o mais indicado para crianças — ou, mais especificamente, crianças que só gostem de filmes do clássico herói e vilão — mas sim para amantes de arte e de música que queiram viver uma experiência sonora e visual totalmente única e criativa.

2 comentários

  1. Inês, eu sou obcecada pelo Fantasia de 1940! Não sabia que havia um de 1960. Vi recentemente o de 2000 e não gostei tanto. Fizeram-me falta dos Centauros e as sereias! ehehehe
    Quando era miúda morria de medo da parte do The Night on Bald Mountain, com o demónio, mas ao mesmo tempo amava.
    Boas memórias! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a falar do mesmo! Ainda não entendi por que razão é que fontes diferentes (incluindo a própria Disney) apresentam duas datas diferentes para o mesmo Fantasia. Julgo que será por causa das estreias(?). Mas é o mesmo! E o segmento do demónio é realmente assustador! :D

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.