PASSAPORTE || Museu do Calçado


O Museu do Calçado comprova que a moda, neste caso, o calçado, diz muito sobre a nossa história. Não só a nossa história pessoal — representam os nossos gostos, os nossos interesses, as nossas atividades, as tendências que nos conquistaram (...) — como também a História e tudo o que influenciou uma das peças de vestuário mais fundamentais do nosso dia-a-dia. A funcionalidade, o credo religioso, a cultura e tradição da época, os materiais disponíveis, a mensagem que pretendiam passar. O Museu do Calçado é muito mais do que um local sobre sapatos.




Com referências subtis e adoráveis aos contos sobre sapatos mais famosos do mundo — Cinderella e O Gato das Botas —, o Museu do Calçado apresenta-se de forma moderna e interessante, introduzindo-se pela produção nacional de sapatos, seguido de um 'Túnel do Tempo', onde fazemos uma viagem desde os sapatos mais antigos de que há registo, até à atualidade, sempre com informação interessante e uma recriação do calçado de época. A coleção termina com uma sala incrível, recheada de prateleiras com sapatos especiais usados e doados por figuras públicas dos mais variados universos — música, dança, televisão, literatura —, e também por marcas emblemáticas do mundo do calçado que quiseram contribuir para a riqueza do acervo do Museu. É nesta diversidade de sapatos que nos cruzamos com milhares de histórias, tendências e gostos que nos atraem ou afastam, consoante o par.







O Museu do Calçado revela-se como um espaço simbólico da criatividade e funcionalidade. Homenageia os nossos interesses, barreiras da moda que foram superadas, desafios conquistados e reflete a cultura ao longo do tempo. O bilhete de entrada tem o custo de 2€, sendo que estudantes, portadores de cartão Jovem e visitantes com idade superior a 65 anos pagam metade do valor. Aos Domingos, até às 12H30, a entrada é gratuita. Podem também adquirir o Bilhete Conjunto que engloba os três principais museus de São João da Madeira (Núcleo de Arte Oliva, Museu do Calçado e Museu da Chapelaria) por 4€, que foi a nossa opção.

4 comentários

  1. Estes teus posts são sempre tão criativos e acrescentam-nos sempre algo novo aos nossos conhecimentos, gosto muito!

    ResponderEliminar
  2. A moda está muito relacionada com a História, realmente, é mesmo fascinante ver tudo aquilo que se usava em cada década/século :).
    Existe cada museu mais criativo!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Um dos primeiros pares de Josefinas, ainda com o forro às pintinhas! Não fazia ideia que estavam num museu :)

    ResponderEliminar
  4. Ok, fiquei rendida e este tem de ser um lugar a visitar, para quem adora sapatos como eu :P

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.