BOM GARFO || Petiscaria Santo António

 PORTO

Localizado na icónica fachada de casas da Rua da Assunção, encontra-se a pitoresca Petiscaria Santo António. As ombreiras claras da fachada contrastam com o interior pequenino e recheado de tons escuros e quentes e a sala pouco ampla — mas que nos remete para um ambiente caseiro e mais próximo dos funcionários — recomenda que cheguem cedo ao local (o restaurante ficou cheio muito depressa).


O fado dos estudantes de Coimbra transmitido nas colunas casa harmoniosamente com os sinos dos Clérigos que tocam bem por cima de nós. O ambiente perfeito para experimentarmos petiscos tradicionais portugueses ao som do Porto. Veio para a mesa queijo de cabra com mel e presunto, uma salada picante de sardinha, peixinhos da horta, favas com enchidos e — para a esquisitinha menos portuguesa do mundo, porque não aprecio nenhuma das iguarias — um bacalhau com natas. Fiquei desconsolada por só descobrir mais tarde que podia ter pedido um chá quentinho no copo para beber.


Como já referi, não provei nenhum dos petiscos, mas a mesa aprovou com distinção. E o mesmo posso dizer do meu bacalhau com natas, cremoso, com um queijo forte e um sabor rico. Todos os pratos satisfazem os paladares de quem procura sabores intensos e tipicamente portugueses. A simpatia e disponibilidade dos funcionários é o extra necessário para sairmos felizes pela baixa fora. As sobremesas, embora promissoras, ficaram para outra altura — afinal de contas, havia cupcakes para matar saudades.


Costumamos evitar pontos de restauração localizados em zonas muito turísticas mas saí agradavelmente surpreendida. A preço zero turístico, desfrutei de uma experiência gastronómica familiar, agradável e ao som dos Clérigos. Aprovado!
______________________________
Rua da Assunção, 40, Baixa
Porto
Contacto: 938 701 632

1 comentário

  1. Fica já guardado para uma próxima visita ao Porto, uma cidade que me marcou tanto e foi minha casa durante três bonitos meses *.*

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.