LIVROS || The Sun and Her Flowers


Sou fã da poesia de Rupi Kaur desde que ganhou visibilidade pelo Twitter com o seu primeiro livro, Milk and Honey, e embora tenha caído numa popularização exacerbada — da qual, muito possivelmente, também fiz a minha parte e contribuí para —, nunca deixei de ter curiosidade com a sua poesia delicada e vontade de ter o seu trabalho na minha biblioteca. Talvez tenha sido por isso que tinha mais vontade de ter o The Sun and Her Flowers na mão do que o primeiro livro; foi, à semelhança do primeiro, muito popular, mas não teve o mesmo número de partilhas.

Recebi-o num delicado e amoroso presente da Cherry e nesse mesmo serão deleitei-me a ler. The Sun and Her Flowers é um livro de poesia contemporânea que está dividido em cinco partes: wilting, falling, rooting, rising e blooming — murchar, cair, enraizar, erguer e florescer. À semelhança das flores — elemento inúmeras vezes referenciado pela poeta —, Rupi Kaur leva-nos numa viagem crua e real desde o sofrimento pela perda, pela ausência, pelo coração partido até ao destino final, o amor próprio, a auto-valorização, sempre acompanhado pelos seus esboços minimalistas e que figuram, na perfeição, os seus poemas.

Separação, violação, emigração, gratidão, refugiados, ambiente, feminismo e amor próprio são alguns dos temas mais frequentes em The Sun and Her Flowers. Confesso convosco que nunca fui a maior aficionada pela poesia dita comum, mas que a contemporânea e livre sempre me prendeu. As mensagens são diretas mas com um traço sofisticado e delicado. De leitura rápida e fluída, é impossível não nos sentirmos encaixados, pelo menos, num poema.

Terminei-o nessa mesma noite, desconsolada por não ter sido capaz de me controlar e gerir a leitura. Gostava de o ter prolongado por mais tempo, mas não parava de o folhear. No entanto, sei que é um livro ao qual vou voltar. Não para o ler todo, mas para revisitar certas passagens. Umas vezes, para mim. Outras vezes, para partilhar com os outros. Obrigada, Cherry!

Autora: Rupi Kaur
Número de Páginas: 254
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins).

2 comentários

  1. Ainda agora estive com este livro na mão, no aeroporto. Tenho tanta curiosidade de ler as palavras desta poeta que escreve como sente, de uma forma tao crua e ainda assim delicada.
    Affff, devia de ter comprado!

    ResponderEliminar
  2. Depois de te perguntar no Instagram que livro era, coloquei-o imediatamente, e o «Milk and Honey», na minha lista de desejos da minha conta da Bertrand! Parece-me ser um livro que, para além de delicado, será aberto muitas vezes por mim, ao acaso, só para saborear essas palavras!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.