quinta-feira, 19 de setembro de 2019

SÉRIES || The Mind, Explained


Explained foi a série da Netflix que conquistou o público logo pela premissa: reunir uma série de conceitos muito atuais e desconstruí-los ou simplificá-los de forma a que qualquer pessoa os possa compreender — ou saber mais sobre. Os temas da série eram variados e interessantes. Agora, os produtores decidiram focar num assunto mais particular e que tanto tem intrigado tanto a comunidade cientifica como a sociedade: a mente.

The Mind, Explained, segue a mesma linha da série original com a diferença de que esta edição está totalmente direcionada para o cérebro e todas as operações que a nossa mente é capaz de fazer (algumas já muito exploradas pela literatura, outras ainda envoltas em mistério). Com apenas 5 episódios e uma duração de cerca de 20 minutos, The Mind, Explained debruça-se sobre a memória, os sonhos, perturbações mentais como ansiedade e depressão, o conceito (cada vez mais badalado) de mindfulness e a controvérsia das substâncias psicadélicas.

Assisti a todos os episódios com entusiasmo e atenção. A série original já me tinha conquistado mas confesso que esta produção me cativou muito mais. Os assuntos da mente e a forma como o nosso cérebro funciona são temáticas que me atraem muito. Embora já esteja a par de muitas das informações partilhadas na série, é sempre interessante voltar a ouvi-las de uma forma diferente e dinâmica. Mais não seja, para aprendermos mais uma forma interessante de explicar estes conceitos.

Recomendo a série para todos. Excelente para quando estão naquela ânsia de assistir a um conteúdo que vos agregue alguma coisa ou quando querem passar um bom serão a ver televisão. Os episódios não estão interligados entre si, pelo que podem assistir sem ordem particular e conforme aquilo que mais vos intrigue. Dadas as minhas circunstâncias, não posso deixar de recomendar, em especial, o episódio ‘Ansiedade’. Para os que sofrem do transtorno — como eu — é um alívio visualizar o conceito de uma forma tão científica e organizada. Para os que não têm, é uma maneira de aprenderem o que se passa na mente dos vossos amigos, familiares ou pessoas que vos são queridas.

1 comentário:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)