LIVROS || Factfulness


Num mundo que parece cada vez fraturado, onde as notícias destacam tragédias e injustiça, onde o impacto negativo das nossas ações é gigantesco e onde damos de caras, constantemente, com momentos de violência, guerra, pobreza desigualdade, e devastação ecológica, poderemos considerar que o mundo, na verdade, está melhor do que julgamos?

Eu sou uma otimista por natureza e a minha resposta seria 'sim' mesmo sem ter lido o livro mas Factfulness dá-nos dez razões pelas quais a nossa perceção do mundo está completamente errada e justifica por que motivo as coisas estão melhores do que aparentam. Não se deixem enganar; Hans Rosling, o autor, não é um otimista como eu. Factfulness não tem afirmações forçadas nem visões fantasiosas sobre a atualidade, pelo contrário; está repleto de rigor e evidência científica. De leitura fluída e linguagem acessível, Hans Rosling reúne uma série de gráficos e informações da mais elevada credibilidade que nos provam, sem margem para dúvidas, que as afirmações arrojadas que Hans formula no seu livro estão mais do que corretas e suportadas.

Vacinação, pobreza, eletricidade, extinção, aquecimento global, desigualdades de género na educação, terrorismo, crescimento económico, entre outros assuntos fraturantes são abordados de forma justa, minuciosa e científica. Em cada tema, somos desafiados a refletir sobre a nossa própria perceção global sobre o assunto antes de sermos confrontados com as respostas que, no mínimo, surpreendem. Confesso que, tendo em conta que me denomino uma otimista, fiquei muito surpreendida com a minha perceção e fiz questão de ler este livro devagar para absorver todas as informações e aprender mais.

Munido dos seus gráficos e da sua experiência profissional — que é tão interessante quanto o próprio tema do livro — Hans Rosling não procura dizer que o mundo está perfeito e que não precisa da nossa intervenção e preocupação para o melhorar. Apenas comprova que não está tão mau quanto os gráficos datados, fundamentalistas, media, líderes de opinião e outras falácias de autoridade demonstram. Não nos incita a relaxar com base nestas informações mais positivas mas ensina-nos a sermos interventivos com o que realmente importa e com uma nova esperança nas mãos. Prepara-nos para olhar para o futuro de uma forma mais realista, desprovida de preconceitos, objetiva, ponderada e inteligente. Iniciei a leitura deste livro com uma noção do mundo e terminei-a com outra. Factfulness deixou-me mais informada e esperançosa. É um livro que recomendo a todos.

WOOK

Bertrand

1 comentário

  1. Só pelas reviews que tenho visto deste livro, não bastasse o desafio a que se propõe, já estou em pulgas para o ler. Confesso que me tenho deparado muito com esta dúvida: mas afinal, quem tem razão? E pelo que tenho lido, fico feliz por saber que os velhos-do-Restelo continuam a ser isso mesmo :)

    Jiji

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.