PASSAPORTE || Dublin Castle


Mandado construir em 1204, o Castelo de Dublin apresenta-se diante de nós com um convite a viajar no tempo. Rapidamente se tornou na fortificação mais importante na Irlanda e apresentou várias funcionalidades ao longo das épocas, desde sede do governo colonial a centro de poder político e militar. Hoje em dia, acolhe os eventos mais formais da república, sendo a tomada de posse da presidência um deles.




Uma vez mais, não costumamos optar por visitas guiadas mas voltámos a fazê-lo porque, além de todos os aposentos do castelo, existe, ainda, a Capela Real, alguns vestígios Viking e ruínas de torres que, doutra forma, não teríamos acesso e que valem (muito!) a pena ver. A funcionária que nos atendeu percebeu imediatamente a nossa dinâmica e sugeriu-nos que, ao invés de escolhermos o bilhete da tour completa, optássemos por uma vertente mais rápida (diferença de minutos), e onde a visita guiada se restringisse apenas aos locais reservados a tours. Saiu mais barato também e, se forem como nós, é o que vos recomendo.





A língua inglesa tem uma palavra excelente para descrever o Castelo de Dublin: mesmerizing. Todo o Castelo é encantador e cada aposento é mais grandioso, magnífico e sumptuoso que o outro mas sem dúvida que os meus espaços preferidos foram o Corredor de Estado — impossível não ficar boquiaberto e de olhos a brilhar —, A Sala do Trono, o Salão de São Patrício e a Capela Real, inaugurada no dia de Natal e de enorme beleza (já agora, quando lá estiverem e admirarem a sua maravilhosa arquitetura em pedra, batam com os nós dos dedos num dos pilares: sim, é de madeira! Como já não existia orçamento para materiais melhores e mais tradicionais, como o mármore, optaram pela madeira e chamaram os melhores escultores e pintores de toda a Irlanda para que a madeira se assemelhasse, o mais possível, a pedra, sem que ninguém desconfiasse — e, de facto, resultou!).





Todo o património é de enorme beleza e a atenção para os detalhes e pormenores é fascinante, desde maçanetas, tectos, mobília e tapeçarias. Não tão sofisticado, mas igualmente interessante, é poderem observar os jardins, local do Dubh Linn ou Lago Negro — e quem leu esta publicação, já está por dentro da referência!




O Castelo de Dublin está aberto todos os dias e os bilhetes correspondem a 8 para adulto (12 se optarem por visita guiada), 6 se tiverem cartão estudante (10 visita guiada) e 4€ para jovens dos 12-17 anos (6 com visita guiada). Com o Dublin Pass, a entrada é gratuita.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.