quarta-feira, 28 de junho de 2017

SÉRIES || Genius


Exibida através da National Geographic Channel, Genius é uma série focada em indivíduos que, como o nome já indica, revelaram-se autênticas genialidades nas suas áreas de actividade. Cada temporada dedica-se a uma individualidade e a segunda já está garantida, com a apresentação de Pablo Picasso. Mas foi a primeira temporada - e única, até à data - que me conquistou por completo, dedicada inteiramente a Albert Einstein.

São dez episódios que exibem a vida do físico mais carismático e famoso do mundo desde os primórdios da sua escolaridade, mostrando de uma forma muito fiel e imparcial todo o seu percurso académico, pessoal, profissional, as suas relações e todos os seus raciocínios para chegar a algumas das deduções mais brilhantes sobre o espaço, que nada mais, nada menos é do que física. Genius apresenta-nos uma época em que as questões políticas e religiosas interferiam em tudo no mundo, onde os pilares da física e da ciência eram inquestionáveis e mostra-nos como uma série de cientistas, de certa forma, se impulsionaram uns aos outros através das suas descobertas e experiências.

Uma das particularidades que eu gosto neste tipo de séries biográficas, é que sejam cruas a demonstrar os seus protagonistas. Eu não aprecio filmes/séries/documentários que coloquem estas figuras históricas em pedestais da perfeição, incapazes de errar, de ter defeitos ou imperfeições. Gosto de conhecer a pessoa da forma mais fiel ou, melhor dizendo, humana possível.

A maior parte da história que compõe a série, incluindo o seu percurso de investigação, publicação de artigos e raciocínio não me é novo porque já conhecia todos esses detalhes através d'A Breve História de Quase Tudo - não sei se já ouviram falar (para que não existam dúvidas, estou a ser sarcástica) - que incluí, num dos seus capítulos, algum tempo de antena para Einstein e para as suas descobertas. Também através deste livro, senti-me mais confortável para compreender todos os raciocínios expostos na série - como já referi, eu sou mais inclinada para a química do que para a física -, embora eu deva acrescentar que as analogias feitas na série são maravilhosas e qualquer pessoa vai acompanhar de uma forma rápida e eficaz, o que torna todo o sentido de lógica e descoberta muito mais estimulante, para quem assiste. Não é só Einstein que fica com a sensação de Eureka!; nós também.

Raramente termino séries, raramente gosto de séries mas não só terminei esta como aguardo com expectativa a próxima temporada e concluo que esta é a minha série favorita de sempre! É tão interessante para pessoas que tenham curiosidade sobre tudo, como eu tenho. É uma série muito completa, estimulante, real, muito humana e surpreendente. Se são como eu, se têm este interesse por saber mais sobre personalidades históricas de uma forma humana, sem holofotes, se têm alguma curiosidade sobre física e ciência - nesta temporada, em particular - eu recomendo muito que assistam. Um elenco de luxo, boas caracterizações, uma banda sonora de fazer arrepiar, com o tema de abertura de Hans Zimmer... Eu não vejo séries e devorei esta até ao fim. Se isto não vos convence, demito-me. Brilhante.

9 comentários:

  1. Agora fiquei mesmo curiosa! Para tu fazeres um post sobre a série a dizer que é a tua favorita de sempre, é porque deve ser mesmo boa! Adoro este tipo de séries que nos falam sobre personalidades que foram importantes para a História, pelo que irei gostar desta certamente.
    Também gosto que retratem essas personalidades de forma crua e mais humana, odeio quando criam a imagem irrealista de que as são perfeitas e nunca cometeram erros.
    Já tinha outras séries em lista de espera, mas está vai ter que passar à frente, vou ter que ver :).
    Beijinhos,
    Cherry

    ResponderEliminar
  2. Esta série está nos meus favoritos para assistir este Verão!
    Todas as pessoas que conheço e viram a série gostaram muito, tal como tu!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não a terminei, mas tenho adorado. Escolheram muitíssimo bem o actor para retratar Einstein. Está incrível :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho muita muita curiosidade em ver esta série. Acho que vou começar ainda hoje!
    Estou ansiosa pela temporada dois, quero muito saber mais sobre Picasso :)

    ResponderEliminar
  5. Agora deixaste-me super curiosa com esta série! Vai ser a próxima que vou começar a ver!

    ResponderEliminar
  6. Nao conheço mas tenho mesmo de ver!

    ResponderEliminar
  7. Inês, deixaste-me em pulgas para ir ver esta série que pouco conhecia! Tenho mesmo que verr!!!!

    ResponderEliminar
  8. Agora percebo todo o alarido desde o dia em que partilhaste o nome da série que devoraste em dias! E confesso-me rendida, tal como toda a gente que leu a tua opinião! Agora já sei o que colocar, assim que decidir enterrar a bunda no sofá e fazer maratona! :D

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)