SÉRIES || Genius


Exibida através da National Geographic Channel, Genius é uma série focada em indivíduos que, como o nome já indica, revelaram-se autênticas genialidades nas suas áreas de actividade. Cada temporada dedica-se a uma individualidade e a segunda já está garantida, com a apresentação de Pablo Picasso. Mas foi a primeira temporada - e única, até à data - que me conquistou por completo, dedicada inteiramente a Albert Einstein.

São dez episódios que exibem a vida do físico mais carismático e famoso do mundo desde os primórdios da sua escolaridade, mostrando de uma forma muito fiel e imparcial todo o seu percurso académico, pessoal, profissional, as suas relações e todos os seus raciocínios para chegar a algumas das deduções mais brilhantes sobre o espaço, que nada mais, nada menos é do que física. Genius apresenta-nos uma época em que as questões políticas e religiosas interferiam em tudo no mundo, onde os pilares da física e da ciência eram inquestionáveis e mostra-nos como uma série de cientistas, de certa forma, se impulsionaram uns aos outros através das suas descobertas e experiências.

Uma das particularidades que eu gosto neste tipo de séries biográficas, é que sejam cruas a demonstrar os seus protagonistas. Eu não aprecio filmes/séries/documentários que coloquem estas figuras históricas em pedestais da perfeição, incapazes de errar, de ter defeitos ou imperfeições. Gosto de conhecer a pessoa da forma mais fiel ou, melhor dizendo, humana possível.

A maior parte da história que compõe a série, incluindo o seu percurso de investigação, publicação de artigos e raciocínio não me é novo porque já conhecia todos esses detalhes através d'A Breve História de Quase Tudo - não sei se já ouviram falar (para que não existam dúvidas, estou a ser sarcástica) - que incluí, num dos seus capítulos, algum tempo de antena para Einstein e para as suas descobertas. Também através deste livro, senti-me mais confortável para compreender todos os raciocínios expostos na série - como já referi, eu sou mais inclinada para a química do que para a física -, embora eu deva acrescentar que as analogias feitas na série são maravilhosas e qualquer pessoa vai acompanhar de uma forma rápida e eficaz, o que torna todo o sentido de lógica e descoberta muito mais estimulante, para quem assiste. Não é só Einstein que fica com a sensação de Eureka!; nós também.

Raramente termino séries, raramente gosto de séries mas não só terminei esta como aguardo com expectativa a próxima temporada e concluo que esta é a minha série favorita de sempre! É tão interessante para pessoas que tenham curiosidade sobre tudo, como eu tenho. É uma série muito completa, estimulante, real, muito humana e surpreendente. Se são como eu, se têm este interesse por saber mais sobre personalidades históricas de uma forma humana, sem holofotes, se têm alguma curiosidade sobre física e ciência - nesta temporada, em particular - eu recomendo muito que assistam. Um elenco de luxo, boas caracterizações, uma banda sonora de fazer arrepiar, com o tema de abertura de Hans Zimmer... Eu não vejo séries e devorei esta até ao fim. Se isto não vos convence, demito-me. Brilhante.

9 comentários

  1. Agora fiquei mesmo curiosa! Para tu fazeres um post sobre a série a dizer que é a tua favorita de sempre, é porque deve ser mesmo boa! Adoro este tipo de séries que nos falam sobre personalidades que foram importantes para a História, pelo que irei gostar desta certamente.
    Também gosto que retratem essas personalidades de forma crua e mais humana, odeio quando criam a imagem irrealista de que as são perfeitas e nunca cometeram erros.
    Já tinha outras séries em lista de espera, mas está vai ter que passar à frente, vou ter que ver :).
    Beijinhos,
    Cherry

    ResponderEliminar
  2. Esta série está nos meus favoritos para assistir este Verão!
    Todas as pessoas que conheço e viram a série gostaram muito, tal como tu!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não a terminei, mas tenho adorado. Escolheram muitíssimo bem o actor para retratar Einstein. Está incrível :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho muita muita curiosidade em ver esta série. Acho que vou começar ainda hoje!
    Estou ansiosa pela temporada dois, quero muito saber mais sobre Picasso :)

    ResponderEliminar
  5. Agora deixaste-me super curiosa com esta série! Vai ser a próxima que vou começar a ver!

    ResponderEliminar
  6. Nao conheço mas tenho mesmo de ver!

    ResponderEliminar
  7. Inês, deixaste-me em pulgas para ir ver esta série que pouco conhecia! Tenho mesmo que verr!!!!

    ResponderEliminar
  8. Agora percebo todo o alarido desde o dia em que partilhaste o nome da série que devoraste em dias! E confesso-me rendida, tal como toda a gente que leu a tua opinião! Agora já sei o que colocar, assim que decidir enterrar a bunda no sofá e fazer maratona! :D

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.