domingo, 1 de março de 2015

BOM GARFO || Casa da Avó Gama


Mais um Bom Garfo, já tinham saudades, seus gulosos? Bem sei que a probabilidade de vocês virem a Torres Vedras é um pouco remota mas já que conto com vocês para um dia fazerem uma visita, que tal uma sugestão de lá que nada tem a ver com o Carnaval e que é deliciosa?

A Casa da Avó Gama é, para mim, a melhor pastelaria de Torres - sem contar com os bolos porque a verdade é que nunca provei nenhum de lá ainda, não os posso opinar - e é diferente de qualquer café que venham a entrar na cidade. A decoração amorosa e detalhada, envolvente, branquinha, com uma exposição nas prateleiras de todos os chás que servem, uma montra de doçuras maravilhosa, um espaço para fazer crepes e grandes janelas que dão uma luz natural ao espaço faz com que esta casinha de chá vos torne numa boneca de porcelana na sua casinha. É pequena e acolhedora e todos os detalhes importam. 

Quando abriu tinha uma citação escrita numa das paredes, à mão, de Fernando Pessoa, mas este fim de semana, quando lá entrei já não a encontrei. A verdade é que já não a visitava há quase 5 anos e o meu coração bateu palmas assim que lá meti os pés e ouvi os típicos sons de Jazz que fazem o ambiente da Casa da Avó Gama.

Pedimos um crepe de chocolate com um sumo de laranja e manga e ainda um café com um pudim de doce de limão - sabe a rebuçados de limão - mas recomendo também os famosos queques da Avó Gama, que desta vez não comemos mas que são diferentes dos típicos que vendem nos cafés, brilhantes de tanto óleo e gordura. Estes são feitos com manteiga e são muito gulosos, simples ou com combinações mas sem que fiquem com os dedos a brilhar de óleo. Como é típico em cafés de cidades pequenas, os preços compensam infinitamente.

Fica aqui uma recomendação mais regional mas que me deixa muito feliz por ter a certeza de que não é só em Lisboa ou no Porto que se encontram cafés pitorescos e gulosos. Se cá passarem, lembrem-se da Avozinha!

Foto: Página de Facebook da Casa da Avó Gama

______________________________
R. Serpa Pinto, 31, 2560-363
Torres Vedras
Contacto: 261 332 801

5 comentários:

  1. Falaste de tal maneira sobre a Casa da Avó Gama, que fiquei com vontade de lá ir! Se for a Torres Vedras algum dia próximo, quero fazer lá uma pagarem :)

    ResponderEliminar
  2. Vou tentar lembrar-me da sugestão :p

    ResponderEliminar
  3. Fica em que zona de Torres? Eu quando aí vou é sempre a Santa Cruz ou até ao Arena Shopping no Verão. (:

    R: Os meus pais não são nada conservadores e por isso é muito fácil ver este tipo de filmes com eles. Embora este tenha sido mais uma comédia porque era eu e a minha mãe a comentarmos o rabo do homem xD

    ResponderEliminar
  4. R: Quando lá for, vou tentar passar por lá. A decoração é um mimo e pelo que descreves é um óptimo sítio para lanchar. (:

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)