PASSAPORTE || La Casa de Pilatos


La Casa de Pilatos continua a ser uma pérola discreta de Sevilha — um local que muitos turistas desconhecem ou não incluem no roteiro. Mas a sua imponência e beleza são inquestionáveis. Nasceu no séc. XV com o propósito de cumprir o estilo arquitetónico típico da região de Andaluzia mas — à semelhança de quase todos os edifícios de Sevilha — acabou por sofrer uma mescla de correntes, sendo a principal a fusão entre estilo renascentista italiano (na componente estrutural) e o mudéjar (nos elementos e na decoração).



Com um nome destes, quase que inconscientemente esperamos encontrar várias aulas de fitness com as típicas bolas gigantes, mas o seu batismo vem de uma história bastante curiosa: a peregrinação a Jerusalém de Fadrique Enríquez de Rivera — filho do casal que iniciou o projeto. 
Ao regressar, descobriu que a distância entre as ruínas da casa de Pôncio Pilatos e Gólgota (local onde Jesus foi crucificado) era a mesma entre o seu palácio e um templo muito famoso em Sevilha, conhecido como Cruz Del Campo. Surpreendido pela coincidência, Fadrique estabeleceu a capela da Casa de Pilatos como a primeira das Estações da Cruz (Via Crucis) — uma imitação da Via Dolorosa em Jerusalém, que recria o trajeto que Jesus percorreu até ao Monte Calvário. A marcação da primeira estação simboliza a saída de Jesus da casa de Pilatos (originando, assim, o nome oficial do palácio). Todo este simbolismo tornou-se tão popular que muita da decoração do palácio seguiu a temática da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, a família foi adquirindo algumas das estruturas próximas ao palácio até formar o complexo de salões, pátios e jardins que podem observar hoje.



A partir desta história, parece quase impossível pensar no quanto este espaço está repleto, na verdade, de influência árabe. É o paraíso dos amantes de azulejos — albergando 150 tipos diferentes e tornando-se numa das maiores coleções do mundo. É também muito rico em estátuas clássicas, padrões coloridos e tectos de madeira trabalhados ao detalhe. Estando nós em Sevilha, o conselho já é repetitivo: estejam atentos a todos os recantos.



É considerada uma das alternativas (em menor escala) ao Alcázar mas julgo que poderá ser uma comparação perigosa que desencadeará desilusões. La Casa de Pilatos é absolutamente encantadora  por si só, sem precisar de comparações. 



Um dos pontos altos do palácio, são os seus pátios e jardins. Foi com alguma pena que me apercebi que os jardins são de acesso limitado ao público, o que, considerando o preço do bilhete, poderá ser um pouco injusto. No entanto, toda a planta inferior é extraordinária e não passou despercebida a Hollywood, sendo cenário para inúmeros filmes, desde Kingdom of Heaven a Knight & Day (uma produção mais recente com o Tom Cruise e a Cameron Diaz). 



O preçário divide La Casa de Pilatos em dois espaços distintos, sendo que uma visita ao palácio inteiro exige guia. Poderão fazer a visita por vossa livre vontade na planta inferior (onde estão os pátios e jardins) a um custo mais reduzido, mas é obrigatório o uso de audio-guia e deixam de ter acesso ao piso superior (onde se encontram as salas, quartos e um Goya perdido). Recomendaram-me descartar o piso superior (não compensa o acréscimo de valor ao bilhete nem o tempo de espera entre visitas). Por não ser tão popular, é um dos lugares que podem visitar a qualquer altura do dia sem filas absurdas e com alguma quietude.

3 comentários

  1. Adoro quando mais do que lugares bonitos são sítios com histórias engraçadas para contar! E essa vibe árabe faz o meu coração derreter, adoro adoro adoro! Sem dúvida a incluir numa próxima visita, perfeito para uma louca dos azulejos como eu!

    ResponderEliminar
  2. Okay acho que me arrependi de não ter visitado a casa de Pilatos. Mas ainda bem, assim ganho a vontade de regressar a essa cidade maravilhosa!

    As tuas fotos estão incríveis, parabéns!

    Até já :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro as fotos!
    Obrigada por este post, agora que uma pessoa está em quarentena voluntária a rubrica Passaporte tem toda uma atração nova :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.