PASSAPORTE || Museu da Chapelaria


Parece demasiado longínquo e surreal pensar numa época em que todas as pessoas usavam chapéu. Dada a realidade da nossa atualidade, é uma ideia totalmente irreverente e impensável. Mas, efetivamente, existiu uma época da nossa História onde o chapéu foi tão importante quanto as outras peças de vestuário que, nos dias de hoje, consideramos indispensáveis. E o Museu da Chapelaria reaviva-nos a memória. 


Instalado nas antigas unidades fabris de produção de chapéus, o Museu da Chapelaria apresenta-se de forma moderna e interativa; além das inúmeras máquinas expostas e que nos transmitem, com auxilio das fotografias, uma ideia mais realista do que era necessário para criar um simples chapéu, existe também alguma informação sensorial relativa à qualidade e trabalho dos materiais. Ao longo das salas, são várias as prateleiras que contém chapéus com o tratamento da lã e o do feltro diferentes para que possamos compreender — e sentir! — as diferenças no toque de cada um dos materiais. 

Tal como o Museu do Calçado, podemos também contar com uma coleção de chapéus doados por vários estilistas e designers de renome nacional. Acompanhados por uma breve biografia, é incrível observar tantas correntes estilísticas e tendências diferentes num só lugar. Uma explosão de cores e cortes que nos impressiona e fascina. 


No entanto, confesso que a minha parte preferida deste museu foi a exposição temporária, em exibição até abril de 2019: Entre Chapéus e Sonhos, da designer espanhola Estibalitz Diaz de Durana. O estilo surrealista, extravagante e criativo dos seus chapéus deslumbrou-me e surpreendeu-me, tornando-se num dos pontos altos da visita. 



O bilhete de entrada tem o custo de 2€, sendo que estudantes, portadores de cartão Jovem e visitantes com idade superior a 65 anos pagam metade do valor. Aos Domingos, até às 12H30, a entrada é gratuita. Podem também adquirir o Bilhete Conjunto que engloba os três principais museus de São João da Madeira (Núcleo de Arte Oliva, Museu do Calçado e Museu da Chapelaria) por 4€, que foi a nossa opção.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.