segunda-feira, 9 de julho de 2018

VÍDEOS || Preferidos de Junho 2018

"Youtubers e a Criatividade" | O vídeo está relacionado com youtubers mas pode ser totalmente extrapolado para a comunidade de bloggers. Neste vídeo, o Felipe Neto apresenta uma opinião sólida em relação à não criação de conteúdo por 'falta de criatividade'. Existe uma diferença entre 'criatividade' e 'inspiração' e embora sejam diferentes, a linha que as separa é ténue e temos tendência a considerar as duas como uma só (contra mim falo, muitas vezes isso aconteceu). Mas são diferentes e tenho a certeza de que se identificam com isso se, como eu, tiverem um blog em mãos. Eu quase nunca tenho a lâmpada das ideias acesa e muitas vezes tenho a sensação de que já 'tive todas as ideias do mundo para escrever, não me sobra mais nada'. Se também têm um blog, com certeza já tiveram essa sensação e é normal. Mas criatividade não é inspiração, é a forma de produzir a ideia. Às vezes não temos tempo para a produzir, ou forma. Também me acontece — aliás, tempo foi a principal razão de o Bobby Pins ter estado mais parado este mês — mas a criatividade não. É trabalho, é dedicação. E não dá para não a ter quando nos comprometemos a ter um blog. E confesso que me indigna quando vejo alguém a justificar-se com 'falta de criatividade' para os seus leitores. Não me querendo repetir em relação ao que já está dito no vídeo, eu recomendo muito que assistam e vejam a perspectiva do Felipe, que eu concordo porque levo este blog a sério. Não é a minha profissão, mas levo-o a sério. A mensagem que ele pretende passar adequa-se perfeitamente aos blogs. Se só puderem assistir a um vídeo desta lista, por favor, assistam este. Vai enriquecer a forma como observam o vosso blog!

"We Broke Up" | Conheci a Liza através da Bia e sempre a achei o máximo, a par da relação dela com o David. Porém, a relação deles terminou e, uma vez que era uma relação muito acarinhada pelos seguidores deles, decidiram falar abertamente e sem filtros sobre o facto de terem terminado mas permanecerem amigos. Não precisam de acompanhar o canal dos dois para assistirem ao vídeo, a razão pela qual eu decidi incluir este vídeo nesta lista é muito clara: existe uma necessidade intrínseca dentro das pessoas de antagonizar os ex-parceiros das pessoas que gostamos. Se as nossas amigas terminam com o namorado, antagonizamos e torcemos os nariz se ficarem amigos. 'Ex não ficam amigos', ouve-se dizer. 'ex se são amigos é porque vão voltar' e se voltarem? E se se resolverem e voltarem? Há duas questões principais neste complexo: 1) Que temos nós a ver com isso? 2) Qual é o problema? Não compreendo as construções criadas à volta de términos, de namoros e re-encontros. Das crenças que criamos em torno disso. 'Não acredito em ex que ficam amigos ou que voltam', tudo bem. Mas é um preconceito que não nos compete ter e é isso que queria chamar a atenção. Achei o vídeo extraordinário pela cumplicidade (e não estou a dizer que vão voltar ou que quer que seja, porque não me compete. Apenas admirei a cumplicidade) e por provarem que não precisamos antagonizar o parceiro que já não está com alguém que gostamos ou admiramos. Nem toda a gente termina porque alguém desrespeitou o outro, traiu ou tratou mal de alguma forma. Há várias razões para terminar uma relação e nem todas se encaixam na grande maioria e temos de aprender a não assumir o que não sabemos. Eu achei este vídeo bonito. Eu acho bonito quando ex-namorados permanecem melhores amigos (porque acredito que um bom amor tem de ter uma gigantesca amizade por trás) e acho bonito quando casais que se separaram se reencontram, com mais bagagem, mais responsabilidade e amadurecimento. E acho bonito quando a relação termina e cada um cresce a solo. Acredito em tudo isto sem preconceitos e verdades chatinhas. E este é o limite daquilo que devo acreditar sem interferir na relação do outro. Este vídeo está fantástico.

"Melhor e Pior Destino?" | A Luísa Accorsi tem-se tornado numa das minhas youtubers preferidas de viagem por me encontrar com ela em diferentes aspectos e valores no que toca a viajar: gosta de experiências imersivas, adora ir, e ir, e ir, e não tem preconceito com lugares turísticos. É assim que sou e os vídeos dela são sempre enriquecedores para mim. Neste, ela dedica-se a responder a algumas questões que os seus seguidores deixaram em relação às suas viagens e achei tão útil e fantástico que não podia deixar de partilhar convosco. Posso ter um emprego como o da Luísa (prometo trabalhar para isso, claro!)?

"Tente Não Rir — Animais que Falam" | Vou terminar esta publicação mensal com dois vídeos que me divertiram este mês, a começar com este (uma vez mais, do Felipe Neto). Eu adoro os desafios Tente Não Rir e o deste vídeo é com animais a serem dobrados. Adianto-vos que gargalhei muito com o do peixe. E mais não digo...

"Amigos com Defeitos a Ver a Bola" | Numa campanha para a Super Bock, o Carlos Coutinho Vilhena decidiu personificar os vários tipos de amigos que podemos identificar quando estamos juntos a assistir a um jogo de futebol. Com o expectável exagero, mas que nos garante sempre gargalhadas, é um vídeo que dá sempre para exclamar "Isto é tão *nome de amigo*!!!". "E tu Inês, és qual?" com alguma vergonha admito que estou entre 'O Precoce' e 'O Treinador de Sofá'. Pronto, agora que me confessei, digam-me aqui em baixo nos comentários qual destes é que vocês se encaixam mais (sim, já todos sabemos que vocês são muito sóbrios e muito tranquilos, mas queremos saber a verdade, sim?).

1 comentário:

  1. Também já tive tendência a confundir criatividade com inspiração mas são, realmente, coisas diferentes. O Filipe fez uma excelente reflexão (é impressionante como um simples tweet foi tão mal interpretado).
    No vídeo da campanha Super Bock, eu sou a que exagera nos festejos xD.
    Quanto aos outros vídeos, ainda vou ver.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)