BOM GARFO || Pasta Non Basta

 LISBOA

A vida ganha todo um novo sabor quando saímos do trabalho e damos de caras com um convite surpresa para jantar fora, não é? São estes pequenos pormenores que dão tempero à nossa rotina e um paladar inesquecível aos dias obsoletos. E é assim, também, que inicio a minha aventura pelo Pasta Non Basta.

Uma das coisas que mais gosto é decidir ou encontrar os tesouros enquanto passeio. O Pasta Non Basta sempre esteve na minha lista mental de "Lugares a Ir", mas confesso que não me tinha ocorrido. Não me tinha ocorrido nada que não a alegria do calorzinho que se fazia sentir mesmo com o Sol a esconder-se. Estava deliciada com a golden hour que conseguimos apanhar e aproveitámos para desfrutar um pouco desta Lisboa verosímil — da qual já tinha tantas saudades!! — para abrir ainda mais o apetite. Surpresa das surpresas? O Pasta Non Basta estava a um pulinho de nós.


Já conta com dois espaços na capital, mas demos de caras com o original. É difícil de resistir ao convite para entrar quando a montra é composta por uma vidraça ampla que nos permite ver toda a preparação das pizzas; quando passámos por lá, os cozinheiros passeavam a colher recheada de molho de tomate pela massa e foi suficiente para entrarmos já de olhos a brilhar!

Pequeno, íntimo, com uma decoração que liga os elementos industriais com os rústicos e caseiros, o espaço está desenhado para quem gosta de (bem) estar à mesa. Amigas que partilham as novidades mais fresquinhas e as trivialidades do quotidiano que só quem é verdadeiramente amiga tem o desejo de contar e a paciência de ouvir, famílias descansadas porque o menu salvaguarda as crianças com pratos pensados para eles e casais que dividem pratos e sabores de mãos dadas. No Pasta Non Basta, tudo é possível.

Estávamos com desejos de massas e foi por aí que apostámos! Para a nossa mesa veio um Linguine Nere al Gamberi com camarão, molho de tomate, malagueta fresca, alho e salsa, e um Tagliatelle alla Polpette, umas almôndegas com molho de tomate, parmesão e manjericão. Para refrescar os lábios (e as ideias!), quis ainda experimentar o chá frio da casa, de limão e laranja.


Os detalhes importam, vão sempre importar. E a prova disso foi a loiça escolhida pela casa, que para muitos passa despercebida, mas para mim não. Loiça Costa Nova dava cor à nossa mesa e combinava na perfeição com a identidade do espaço. A cunha com a casinha às riscas não enganava ninguém e se, para uns, é só um prato giro, para mim arrancou-me um sorriso caseiro, como se este lugar soubesse exactamente tudo o que tinha de fazer para me deixar feliz e evocar boas memórias.


Um prato de massa dificilmente é mau, mas um bom prato de massa pode ser inesquecível. Foi o caso dos nossos pedidos. Com uma apresentação lindíssima e um sabor ainda melhor, não saímos desiludidos. O Linguine estava com um tempero fantástico e ainda hoje penso nas almôndegas. O molho de tomate tinha um sabor caseiro, único e nada artificial. Considerações finais? O chá frio estava óptimo e todo o staff era impecável.

Saímos para dar de caras com uma Lisboa nocturna, ainda muito abafada do calor e prontos para dar mais uma volta para colmatar um jantar incrível. A cereja no topo do bolo só pode ser o facto de eles terem take-away. Aguarda o meu regresso, Pasta Non Basta!
______________________________
Avenida Elias Garcia 180B, 1050-103
Lisboa
Contacto: 217 979 214

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.