sexta-feira, 18 de maio de 2018

SÉRIES || Genius: Picasso


A segunda temporada de Genius já estreou no National Geographic, e depois de ter partilhado convosco no que é que consistia a série e por que é que gostava tanto dela, na primeira temporada, julguei que não se justificava voltar a fazer uma publicação sobre a mesma.
Depois de uma primeira temporada maravilhosa com Albert Einstein, a segunda temporada brindou-nos com um génio e uma área totalmente diferentes: Pablo Picasso. E arrisco-me a dizer que a única semelhança entre uma temporada e outra é a série a que pertencem e o canal em que é transmitido.

Assim que assisti aos primeiros episódios compreendi que cada temporada e cada génio iam ter direito ao seu estilo próprio e a uma forma de contar a história diferentes. E não só faz todo o sentido como é aí que reside o brilhantismo da ideia. O próprio arranjo da música de abertura de Hans Zimmer é diferente consoante o protagonista. A dinâmica da narrativa também é diferente e a linha temporal não obedece às mesmas regras (pelo menos, não entre Einstein e Picasso). Cada um foi apresentado respeitando o seu estilo e individualidade, e isso faz com que nem pareça que estamos a assistir à mesma série. Cada temporada é única e uma não está correlacionada com a outra — podem começar a série por Picasso e só depois assistir a Einstein e não perdem nada, porque as histórias nem se cruzam —. Esta particularidade terá sempre duas faces da moeda; há quem possa gostar mais de uma temporada do que de outra. No entanto, existem pormenores muito coesos que nos fazem compreender que os dois tinham de pertencer à mesma série.

A segunda temporada ainda não terminou mas tenho devorado cada episódio com um brilho no olhar. Estou a gostar tanto da temporada de Picasso como gostei da de Einstein. Algumas das principais críticas foi a mistura de linhas temporais que tornava os primeiros episódios confusos e a introdução de personagens sem compreendermos o seu papel na influência do pintor espanhol. Eu achei que era precisamente isso que trazia uma frescura e inovação à série, apropriada se estamos a falar de um outro génio. No final, tudo faz sentido — como era de esperar —. Interpretado por Antonio Banderas, o que realmente achei genius foi a forma brilhante como conseguiram ligar os acontecimentos da vida de Picasso com as suas pinturas — que, com o coração a transbordar de gratidão, posso dizer que tive o privilégio de já ter visto quaaase todas — e torná-las ainda mais especiais. É muito enriquecedor e libertador observarmos uma pintura e conseguirmos visualizar a pessoa, a história da pintura e todo o processo do pintor para lá chegar. Sem dúvida que vou observar os quadros dele, a partir de agora, de uma forma ainda mais próxima.

Com os amantes da ciência já satisfeitos, chegou a altura de agradar os amantes da arte. Eu confesso que estou mais do que satisfeita! E vocês? Que têm achado desta segunda temporada? Já assistiram à série? Aproveitem uma sexta-feira mais relaxante para fazerem a maratona!

4 comentários:

  1. Não conhecia a série mas tenho mesmo de ver! A terceira temporada tem que ser para os apaixonados por música!!

    ResponderEliminar
  2. Já estou a seguir a primeira temporada (apesar de ainda só ter tido tempo de ver um episódio) mas estou a adorar e estou mesmo contente pelo seguimento para o Picasso e a pensar com o que será que nos vão brindar no futuro :)

    ResponderEliminar
  3. Olá querida! Adore o post e tal como tu adorei a série! Para além de mostrar a vida e obra dos maiores génios do mundo, está muito bem conseguida :)
    Segui o teu blog, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Tenho mesmo que arranjar tempo para ver esta série!

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)