PASSAPORTE || Palácio do Raio


Se a Barbie tivesse um palácio em Portugal, definitivamente seria este! Não passa despercebido aos olhos de ninguém, quer pela sua beleza imponente, riqueza de detalhes ou pela cor que lhe confere vida e que contrasta muito bem com a escuridão típica da arquitectura das cidades do Norte. Pela cor e pela predominância Barroca, é impossível não pensar em um lugar muito particular, cada vez que olho para aquela fachada: Sintra.




O Palácio do Raio — ou Casa do Mexicano, como também é conhecido — é o lugar ideal se quiserem sentir-se princesas por uns momentos. De entrada gratuita, no interior podem observar o acervo rico e variado da Santa Casa da Misericórdia de Braga. Arte sacra — admito, a arte que me desinteressa mais —, vestuário, esculturas, pinturas, artefactos relacionados com hospital que, antigamente, estava instalado no Palácio — a minha sala preferida — e tectos deslumbrantes, de fazer o queixo cair, são alguns dos tesouros garantidos que podem encontrar. A escadaria central torna o interior ainda mais imponente e principesco. 




Tudo combina, numa harmonia invulgar, com o estilo irreverente que caracteriza o Palácio do Raio e é isso que o torna um lugar tão apetecível e acessível para visitar. As paredes que respiram História e memórias que jamais iremos descobrir, mas que conferem um ambiente solene e misterioso, que já foi palco de tantos acontecimentos que, hoje, podemos recordar através do espólio, das legendas, dos documentos e quadros. E — a minha parte preferida de visitar lugares com História — de imaginar tudo o que pode ter acontecido dentro daquelas quatro paredes.

4 comentários

  1. Wow!! Que bonito! Nunca visitei mas agora fiquei super curiosa!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Adoro!! É tão lindo! Adorei as fotos.

    Beijinho,
    Joana ♥
    The "F" Word

    ResponderEliminar
  3. Eu sou de Braga e ainda não visitei o Palácio do Raio desde a remodelação de que foi alvo! Tenho mesmo de alterar isso, é lindo :)

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia este palácio, mas fiquei enamorada! Os teus registos fotográficos nunca desiludem, Inn!! :O

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.