sexta-feira, 4 de maio de 2018

EVENTOS || Astrobiologia — Origem e Procura de Vida no Sistema Solar


A 28 de Abril de 2018, realizou-se mais uma sessão de Noites no Observatório, no Planetário Calouste Gulbenkian. Desde que fui pela primeira vez, tenho feito todos os possíveis para estar presente em todas as edições. O evento é gratuito, incrível e enriquecedor. Como poderia deixar escapar?

Nesta edição — a minha preferida, embora não tenha ainda muitas visitas — celebrou-se o oitavo aniversário do Noites no Observatório e houve direito a sorteios, prémios, bolo (delicioso!!!), o habitual espectáculo de projecção que nos deixa sempre boquiabertos, e à palestra orientada pela astrobióloga Zita Martins com o tema 'Astrobiologia — Origem e Procura de Vida no Sistema Solar'.

Algumas das questões que ainda não obtiveram resposta na comunidade científica centram-se na origem. A origem da vida é uma dessas questões que ainda não parece ter um consenso. Afinal, como surgiu? Já conhecemos a sua evolução e desconfiamos de quais sejam as condicionantes para que a vida seja possível mas... como surgiu? Que teorias são partilhadas na comunidade científica e quais têm maior probabilidade de se aproximarem da verdade? Quais são os factos e como podemos estudá-los? Estamos sozinhos? Quais são os locais do nosso Sistema Solar onde poderá existir maior probabilidade de haver vida, além da Terra? As respostas foram partilhadas pela astrobióloga de uma forma clara, acessível e muito interessante, com detalhes e pormenores sobre o nosso planeta e sistema solar que valem sempre a pena saber e aprender.

Para fechar o evento, como sempre, pudemos realizar algumas observações ao telescópio. Desde que as condições climatéricas o permitam, as observações são um dos pontos altos do evento com que podem contar. Este mês, podíamos fazer observações à (nossa) Lua e a Jupiter com três das suas luas visíveis. Para mim, ver Jupiter pelo telescópio foi absolutamente emocionante e um verdadeiro privilégio.

Uma sessão mais especial e que valeu muito a pena. Não me canso de dizer que este é o evento que os interessados pelo Universo — leigos ou não — têm de aproveitar (e onde não há grandes desculpas para falhar).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)