BOM GARFO || Casa de Pasto das Carvalheiras

 BRAGA

A nossa última refeição em Braga foi feita na Casa de Pasto das Carvalheiras — sniff, sniff... —. E antes que possa falar sobre qualquer conceito ou ementa, preciso de dar destaque a todo o ambiente e decoração. De estilo irreverente e com apontamentos rústicos e caseiros, não ficamos indiferentes ao espaço assim que entramos; o tom quente da parede, os elementos originais, as cadeiras e pratos coloridos, divertidos e sem par — todos eles são diferentes, reparem neste detalhe quando visitarem o restaurante — o chão em xadrez e a luz delicada que entra pelas janelas directamente para as mesas faz-nos sentir em casa. A ausência de formalidades na decoração típicas de um espaço de restauração dá a sensação de que, na Casa de Pasto das Carvalheiras, tudo é possível.


Existem dois conceitos principais em relação à ementa: a inovação e a sazonalidade. Não se assustem com o tamanho volumoso da ementa! É que esta vai mudando de acordo com o mês e estação do ano. Além disso, todas as semanas — mais especificamente, todas as segundas-feiras — são anunciados através do Instagram da casa pratos exclusivos que só vão poder desfrutar durante essa respectiva semana. Tudo isto faz com que a experiência gastronómica que a Casa de Pasto das Carvalheiras oferece seja muito diferente de pessoa para pessoa, consoante a altura em que a visitamos. Até mesmo para nós próprios pode ser uma experiência diferente, se a visitarmos em ocasiões diferentes. Este efeito surpresa acaba por ser um trunfo de destaque e referência.


Um outro valor do restaurante é o conceito de partilha. Reunir boa companhia e cada um pedir um prato diferente para todos degustarem é o que melhor reflecte a identidade da Casa. Porém, como era a nossa última refeição em Braga e aguardava-nos uma viagem longa e extenuante, sentimos necessidade de fazer pedidos que garantissem que íamos ficar saciados por um longo período de tempo, e não tanto para petiscar. Dois hambúrgueres — um deles sem ovo — e com um milho frito a acompanhar foi a nossa escolha segura.



Embora (já) não exista grande margem para inovar e arrasar num hambúrguer, estava delicioso. A carne no ponto, o molho e o bacon na dose certa, o pão fofo... E até o milho frito estava fantástico! — não sou nada fã de milho, mas a simpática senhora que nos atendeu pediu-me que confiasse naquele milho frito e fiz-lhe a vontade... e ainda bem! Descobri que adorava! —. Ainda assim, senti que realmente nos faltou experimentar o conceito de partilha, e num (possível) regresso gostava de apostar nisso!

Tranquilo e agradável, este é o local ideal para os amantes de se bem estar à mesa e para os que não resistem em provar os sabores dos pedidos alheios. Uma família esfomeada, um grupo de amigos gulosos e tagarelas e, porque não?, um casal que se perde entre horas e pratos combinam na perfeição com a Casa de Pasto das Carvalheiras, e é o que recomendo.
______________________________
Rua Dom Afonso Henriques, 10, 4700-031
Braga
Contacto: 253 046 244

3 comentários

  1. Curiosamente nunca provei os hambúrgueres que muita gente gaba - optei sempre pelos petiscos e pratinhos partilhados - mas é um dos meus restaurantes favoritos :)
    Curiosidade: o candeeiro feito com o corpo de um manequim chama-se "Maria da Luz" :p

    ResponderEliminar
  2. A tua crítica e as da Carol fazem-me ter vontade de largar tudo e ir já para lá. Um restaurante pelo qual não dava grande coisa, curioso.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.