PASSAPORTE || Coimbra


A última paragem da nossa viagem foi por Coimbra. Tirando o Portugal dos Pequenitos — que visitei duas vezes — e um restaurante à beira rio onde tinha almoçado rapidamente, há quase dez anos, nunca tinha passeado por Coimbra, explorado as ruas ou ido a qualquer outro ponto turístico. Desta vez o tempo também era limitado, mas senti-me mais livre do que nunca para explorar a cidade tal como já merecíamos.



Com a excepção de dois pontos turísticos que partilho convosco mais tarde, o objectivo foi claro: passear sem destino, objectivos ou horas concretas. E que bom que assim foi...! Permitimo-nos perder pela cidade e encontrar recantos, tesouros e lugares cheios de história (a que vem nos manuais e a que vem dos lábios das minhas pessoas).




Um atípico dia de inverno cheio de Sol, quente, luminoso, a câmara transitando entre o nosso pescoço e as nossas mãos, a beleza da cidade acompanhada pelo som da tuna que tocava para os transeuntes. Foi a receita para uma visita perfeita. Houve tempo para parar e admirar as ruas, fotografar os detalhes, ouvir as histórias, saber os factos, andar com calma, subir tudo a pé para depois descer, entrar pelas ruelas — as que me foram permitidas, já que a minha companhia desaconselhou um crescente número de tantas outras — e absorver a identidade da cidade assim, de forma leve, fotográfica e despretensiosa.





Falta-me conhecer muito sobre Coimbra e quero regressar para mais e mais e mais! Mas este primeiro aperto de mão à séria, embora pequenino, embora tenha sabido a pouco, foi uma delícia. Ficam aqui os registos mais bonitos.


10 comentários

  1. Coimbra há-de ser sempre a minha cidade do coração, por lá ter vivido a minha vida académica e por ter criado memórias e laços (e)ternos, dos mais bonitos que tive na vida. Guardá-la-ei sempre com muito carinho e amor!

    ResponderEliminar
  2. Coimbra foi a cidade que me acolheu como sua e por isso, para mim, tem sempre uma beleza especial! Tem sido a minha companheira enquanto defino a minha personalidade e tem-me visto crescer - e muito!
    Gostei tanto das tuas fotografias da "minha" cidade, Inês. Muito bonitas!

    My Own Anatomy 💫

    ResponderEliminar
  3. É tão fácil nos apaixonarmos por Coimbra ! Tornou-se uma das minhas cidades favoritas ! Há um encanto especial no ar :)

    ResponderEliminar
  4. Portugal é lindo. Todo ele. Cheio de maravilhas e maravilhas!
    Mas também se nota aqui um imenso talento que tens para as fotografias. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. O meu irmão estudou lá durante quatro anos e só visitei a cidade, por pouquíssimas horas, uma vez. Com um sem número de amigos a ter a sua vida académica em Coimbra, a ver se a visita está para breve.
    As fotos estão espectaculares, parabéns!!! Usas apenas o telemóvel ou alguma máquina fotográfica? :)
    Beijinho, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho máquina fotográfica digital mas a minha companhia tinha e aproveitei para fazer estas fotografias. Estas da publicação são da máquina mas a maior parte das fotografias que tiro e que vês são do telemóvel :)

      Eliminar
  6. Às vezes tenho saudades por lá passear. <3

    ResponderEliminar
  7. A minha cidade. <3 Acho que a captaste da melhor forma.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Estas fotografias, Inês... Estas fotografias! Que overdose para os olhos! *-*

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.