terça-feira, 6 de março de 2018

PASSAPORTE || Coimbra


A última paragem da nossa viagem foi por Coimbra. Tirando o Portugal dos Pequenitos — que visitei duas vezes — e um restaurante à beira rio onde tinha almoçado rapidamente, há quase dez anos, nunca tinha passeado por Coimbra, explorado as ruas ou ido a qualquer outro ponto turístico. Desta vez o tempo também era limitado, mas senti-me mais livre do que nunca para explorar a cidade tal como já merecíamos.



Com a excepção de dois pontos turísticos que partilho convosco mais tarde, o objectivo foi claro: passear sem destino, objectivos ou horas concretas. E que bom que assim foi...! Permitimo-nos perder pela cidade e encontrar recantos, tesouros e lugares cheios de história (a que vem nos manuais e a que vem dos lábios das minhas pessoas).




Um atípico dia de inverno cheio de Sol, quente, luminoso, a câmara transitando entre o nosso pescoço e as nossas mãos, a beleza da cidade acompanhada pelo som da tuna que tocava para os transeuntes. Foi a receita para uma visita perfeita. Houve tempo para parar e admirar as ruas, fotografar os detalhes, ouvir as histórias, saber os factos, andar com calma, subir tudo a pé para depois descer, entrar pelas ruelas — as que me foram permitidas, já que a minha companhia desaconselhou um crescente número de tantas outras — e absorver a identidade da cidade assim, de forma leve, fotográfica e despretensiosa.





Falta-me conhecer muito sobre Coimbra e quero regressar para mais e mais e mais! Mas este primeiro aperto de mão à séria, embora pequenino, embora tenha sabido a pouco, foi uma delícia. Ficam aqui os registos mais bonitos.


10 comentários:

  1. Coimbra há-de ser sempre a minha cidade do coração, por lá ter vivido a minha vida académica e por ter criado memórias e laços (e)ternos, dos mais bonitos que tive na vida. Guardá-la-ei sempre com muito carinho e amor!

    ResponderEliminar
  2. Coimbra foi a cidade que me acolheu como sua e por isso, para mim, tem sempre uma beleza especial! Tem sido a minha companheira enquanto defino a minha personalidade e tem-me visto crescer - e muito!
    Gostei tanto das tuas fotografias da "minha" cidade, Inês. Muito bonitas!

    My Own Anatomy 💫

    ResponderEliminar
  3. É tão fácil nos apaixonarmos por Coimbra ! Tornou-se uma das minhas cidades favoritas ! Há um encanto especial no ar :)

    ResponderEliminar
  4. Portugal é lindo. Todo ele. Cheio de maravilhas e maravilhas!
    Mas também se nota aqui um imenso talento que tens para as fotografias. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. O meu irmão estudou lá durante quatro anos e só visitei a cidade, por pouquíssimas horas, uma vez. Com um sem número de amigos a ter a sua vida académica em Coimbra, a ver se a visita está para breve.
    As fotos estão espectaculares, parabéns!!! Usas apenas o telemóvel ou alguma máquina fotográfica? :)
    Beijinho, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho máquina fotográfica digital mas a minha companhia tinha e aproveitei para fazer estas fotografias. Estas da publicação são da máquina mas a maior parte das fotografias que tiro e que vês são do telemóvel :)

      Eliminar
  6. Às vezes tenho saudades por lá passear. <3

    ResponderEliminar
  7. A minha cidade. <3 Acho que a captaste da melhor forma.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Estas fotografias, Inês... Estas fotografias! Que overdose para os olhos! *-*

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)