PASSAPORTE || Biblioteca Joanina


Temos amantes da Bela e o Monstro por aqui? Então esta publicação é para vocês! Construída no século XVIII e cujo nome honra o Rei que possibilitou a sua construção, D. João V, a Biblioteca Joanina é uma paragem obrigatória em Coimbra para todos os amantes de livros e arquitectura.

A Biblioteca está dividida em três pisos completamente distintos; o primeiro, a Prisão Académica, é uma cadeia medieval (não apropriada para claustrofóbicos, adianto) que serviu como prisão dos estudantes; o Piso Intermédio, cujo acesso só era permitido a bibliotecários e onde podem observar inúmeras estantes repletas de livros e ainda uma exposição de alguns exemplares abertos; e por último, o mais aguardado, o Piso Nobre.

É no Piso Nobre que os olhos se arregalam e as bocas se abrem de espanto e deslumbre. Tal como a Bela fica deslumbrada com a biblioteca privada do Monstro, assim irão ficar ao entrar neste espaço requintado, imponente e magnífico. Com estantes a chegar perto do tecto, a Biblioteca Joanina conta com cerca de 40.000 volumes. Toda a construção foi pensada ao detalhe para a conservação de todos os livros (incluindo a preciosa ajuda dos nossos amigos morcegos). Foi local de estudo até ao século XX e eu não podia ter mais inveja de quem pôde estudar neste espaço maravilhoso.

Caminhar sob o tapete vermelho e admirar as estantes e os arcos dourados que explodem arquitectura barroca por tempo indeterminado é a sugestão que vos deixo. Uma vez que o registo fotográfico é totalmente proibido, encantem-se com as memórias que vão criar numa das bibliotecas mais encantadoras e Disney que já visitei.

7 comentários

  1. Tão linda! É mesmo um lugar a conhecer :) eu já visitei a biblioteca do Convento de Mafra e também me senti como se estivesse num conto-de-fadas *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta podes caminhar por dentro, ao contrário da de Mafra — que também é maravilhosa! — :)

      Eliminar
  2. Também já tive a oportunidade de visitar e adorei, mesmo o piso de baixo em que quase tocamos nos livros e conseguimos ver a longa idade nas lombadas já meio desfeitas.
    Só é uma pena não deixarem fotografar, mas entendo que provavelmente haveria pessoal a esticar-se e usar flash...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. É linda - lembro-me de lá ir e ficar completamente maravilhada! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Adoro Bibliotecas, principalmente destas!

    ResponderEliminar
  5. Queria tanto lá ir e fotografar.
    Entendo o porquê da limitação, mas que pena!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.