quarta-feira, 28 de março de 2018

PASSAPORTE || Biblioteca Joanina


Temos amantes da Bela e o Monstro por aqui? Então esta publicação é para vocês! Construída no século XVIII e cujo nome honra o Rei que possibilitou a sua construção, D. João V, a Biblioteca Joanina é uma paragem obrigatória em Coimbra para todos os amantes de livros e arquitectura.

A Biblioteca está dividida em três pisos completamente distintos; o primeiro, a Prisão Académica, é uma cadeia medieval (não apropriada para claustrofóbicos, adianto) que serviu como prisão dos estudantes; o Piso Intermédio, cujo acesso só era permitido a bibliotecários e onde podem observar inúmeras estantes repletas de livros e ainda uma exposição de alguns exemplares abertos; e por último, o mais aguardado, o Piso Nobre.

É no Piso Nobre que os olhos se arregalam e as bocas se abrem de espanto e deslumbre. Tal como a Bela fica deslumbrada com a biblioteca privada do Monstro, assim irão ficar ao entrar neste espaço requintado, imponente e magnífico. Com estantes a chegar perto do tecto, a Biblioteca Joanina conta com cerca de 40.000 volumes. Toda a construção foi pensada ao detalhe para a conservação de todos os livros (incluindo a preciosa ajuda dos nossos amigos morcegos). Foi local de estudo até ao século XX e eu não podia ter mais inveja de quem pôde estudar neste espaço maravilhoso.

Caminhar sob o tapete vermelho e admirar as estantes e os arcos dourados que explodem arquitectura barroca por tempo indeterminado é a sugestão que vos deixo. Uma vez que o registo fotográfico é totalmente proibido, encantem-se com as memórias que vão criar numa das bibliotecas mais encantadoras e Disney que já visitei.

7 comentários:

  1. Tão linda! É mesmo um lugar a conhecer :) eu já visitei a biblioteca do Convento de Mafra e também me senti como se estivesse num conto-de-fadas *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta podes caminhar por dentro, ao contrário da de Mafra — que também é maravilhosa! — :)

      Eliminar
  2. Também já tive a oportunidade de visitar e adorei, mesmo o piso de baixo em que quase tocamos nos livros e conseguimos ver a longa idade nas lombadas já meio desfeitas.
    Só é uma pena não deixarem fotografar, mas entendo que provavelmente haveria pessoal a esticar-se e usar flash...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. É linda - lembro-me de lá ir e ficar completamente maravilhada! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Adoro Bibliotecas, principalmente destas!

    ResponderEliminar
  5. Queria tanto lá ir e fotografar.
    Entendo o porquê da limitação, mas que pena!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)