LIVROS || O Sonho de Uma Outra Vida


O Sonho de Uma Outra Vida foi o livro que escolhi para participar na campanha da WOOK contra o cancro e é um relato da vida de um bairro de lata ilegal de Bombaim, rodeado por hotéis de luxo: Annawadi. Katherine Boo, jornalista americana, passou quase quatro anos no bairro de lata para fazer nascer este livro onde se conta a história (verídica) de como uma família muçulmana cheia de esperança se vê abalada com uma acusação criminal falsa e com o surgimento da recessão global.

Sinceramente, a linha condutora da história em si não é o mais fascinante neste livro; o que é realmente incrível é a descrição ao detalhe de uma rotina de quem nada mais tem do que um barracão num bairro de lata. O Sonho de Uma Outra Vida apresenta-se com o número equilibrado de diálogos e com uma linha quase documental, recheada de factos de tudo o que aconteceu enquanto Katherine fez documentação pelo bairro. É como se fosse um documentário na forma de livro.

É um livro absolutamente desconcertante. Trabalho infantil, corrupção — nas mais variadas esferas — pobreza extrema, toxicodependência, matrimónio de menores, desigualdade de género, discriminação de raças, castas e crenças, conflitos religiosos, violência doméstica, ausência de serviços públicos de qualidade e saneamento básico são apenas alguns dos imensos temas abordados n'O Sonho de Uma Outra Vida, e embora todos eles sejam temas chocantes e violentos, a leitura é quase um contraste; leve, acessível e despretensiosa, onde terminamos e iniciamos um capítulo quase com a mesma facilidade com que respiramos, embora os assuntos abordados sejam tão difíceis de encarar.

Este livro deu-me a conhecer um dos muitos lados da Índia: o que não é um conto de fadas nem que acaba num concurso de televisão. É uma história que me deixou de coração apertado e uma vontade gigantesca de saber mais sobre todas estas pessoas que, de tão normais, de tão pouco hollywoodescas, se tornam heroínas.
Há muito tempo que venho a dizer que ainda não estou com cabedal para visitar a Índia — embora já tenha visitado países que são um murro no estômago e que nos alteram tudo o que sabemos da realidade — e embora ainda tenha muitas partes do famoso 'chip europeu' ligadas, é um país e uma cultura que quero conhecer, mesmo que saiba que jamais irei contactar com a realidade deste livro (tão escondida dos turistas). Não há perspectiva de uma viagem para este país para breve (nem para longe) mas sei que, no dia em que entrar num avião para lá, já estarei um pouco mais vacinada. Este livro desconstruiu tudo o que sabia sobre realidades diferentes da minha e é por isso que é tão memorável e importante que outros o leiam. Como venho a dizer há anos, está na altura de ganharmos um bocadinho de coragem e atrevermos a sair da bolha. O Sonho de Uma Outra Vida valeu a Katherine o prémio Pulitzer.

Autora: Katherine Boo
Número de Páginas: 287
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

5 comentários

  1. Se não estás preparada para ir para a Índia, então ninguém que eu sigo na blogosfera está. És a pessoa mais atenta e consciente das diversidades sociais que eu sigo.
    Adorava ir à Índia, é a minha viagem de sonho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem apenas a ver com as diversidades sociais, o ambiente e a realidade do país é completamente contrastante em tudo e convém que tenhamos a mente muito aberta para aceitar como as coisas funcionam. Só assim conseguiremos saborear a viagem e não nos sentirmos repelidos por ela. Eu acho que isto exige uma certa preparação e vivência, mas fico feliz que me consideres dessa forma :)

      Eliminar
  2. Confesso que não conhecia este livro, mas deixaste-me bastante interessada!

    ResponderEliminar
  3. A Índia está constantemente a entrar e a sair da minha wishlist de sítios a visitar, porwue também eu não me sinto preparada mentalmente para a visita. Quem já lá foi disse-me que no início é muito estranho e desconcertante, é um país caótico mas a experiência é incrível, muito para além das fotos perfeitas que centenas de influencers publicam nas suas redes sociais. Acho que "contraste" é bem capaz de ser a palavra que define a Índia, um país com um monumento tão lindo como o Taj mahal (com uma história triste, na minha opinião), ao lado de um rio imensamente poluído. Não conhecia o livro, apesar de ser ums temática do meu interesse. Obrigada pela sugestão.
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.