sábado, 17 de março de 2018

LIVROS || O Diário de Anne Frank — Diário Gráfico


O Diário de Anne Frank marcou inúmeros leitores e já se apresentou de diferentes formas até chegar à versão definitiva — a que eu li —, provocando experiências de leitura muito distintas, conforme a versão escolhida por cada um (antes da versão definitiva, umas versões reuniam apenas entradas relacionadas à guerra e outras reuniam apenas entradas pessoais. A versão definitiva veio terminar com essas versões e apresentar o diário completo com todas as entradas). Quando julgava que não era possível reinventá-lo mais, eis que apresentam uma versão incrível: O diário gráfico d'O Diário de Anne Frank.

O resultado ficou estrondoso e muito digno; a ideia corria o risco de se tornar infantil e de não passar com segurança todo o lado introspectivo de Anne Frank (que é, na minha opinião, o que torna o diário tão soberbo: a introspecção tão crua sobre si própria e sobre o mundo), mas verificou-se precisamente o contrário. Há um equilíbrio muito inteligente entre páginas cuja entrada é unicamente figurada com banda desenhada e outras entradas (as mais emocionalmente pesadas) em que colocaram o texto fiel e limitaram-se a emoldurá-lo com bonitas ilustrações de Anne. Esta harmonia torna o diário gráfico mais interessante, fiel e dinâmico.

Já consumi praticamente tudo o que existe de conteúdo Anne Frank (o livro, os filmes...), mas nunca pensei que um diário gráfico fosse mesmo o que me faltava. É muito interessante ver as representações dos pensamentos de Anne Frank expostos com desenhos e traços tão bonitos.

Sou suspeita no caso deste livro, mas recomendo o diário gráfico para quem nunca iniciou a leitura d'O Diário de Anne Frank, para crianças perto da adolescência e para leitores fãs da miúda escondida no anexo, como eu sou. Uma experiência de leitura especial.

Autores: Anne Frank, Ari Folman e David Polonsky
Número de Páginas: 160
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

5 comentários:

  1. Estou de olho nesta versão desde que saiu, porque o "Diário de Anne Frank" foi dos livros (se não o livro) que mais me marcou na adolescência. Já folheei esta versão e achei linda :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca me surgiu a coragem de ler o livro quando tive a oportunidade (lembro-me de existir na biblioteca da minha escola do 2º e 3º ciclo) e hoje em dia simplesmente não me surgiu a oportunidade. O teu incentivo deu-me vontade de dar esse passo, obrigada :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca li o Diário de Anne Frank mas como brevemente vou visitar a casa dela, em Amesterdão, fiquei super entusiasmada e com curiosidade de ler o livro dela. Talvez este, seja uma boa opção!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  4. Quando fui a Portugal desta última vez, estive com ele na mão. Infelizmente não o comprei (optei por comprar aquela versão ilustrada e especialíssima - e extremamente cara - do Harry Potter para o meu irmão), mas acho que da próxima vez não escapa. Nunca li o livro, mas tenho imensa curiosidade (como toda a gente tem).

    ResponderEliminar
  5. Estive com ele na mão ontem mas entre o livro para mim e o presente do Dia do Pai... esta versão ilustrada ficou na Fnac para ir buscar mais tarde! :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)