terça-feira, 13 de março de 2018

(DE)CORAÇÃO || Scratch Map


Há muito tempo que queria um mapa mundo diferente; o clássico mapa mundo com os países pintados com cores berrantes desapaixonava-me. Queria um mapa cujo design se enquadrasse na minha decoração. Namorei vários, mas o scratch map foi o amor à primeira vista que nunca perdeu a chama.


Durante anos, namorei estes mapas giríssimos e ainda nem acredito que finalmente tenho um em minha posse. O mapa é da Luckies of London, mas podem adquiri-lo na Note!. O conceito é simples: todo o mapa vem com uma lindíssima cobertura dourada e o objectivo é raspar com uma moeda  tal e qual uma raspadinha  os lugares que já visitámos. O dourado dá lugar a um tom colorido degradê que se estende ao longo do mapa. No verso, encontram ainda um outro mapa, todo a preto e branco, onde podem fazer registos das vossas trajectórias, adicionar informações personalizadas e especiais e ainda ler algumas mini-dicas de viagem.


A versão do meu mapa é a travel edition, mais pequeno que os mapas comuns, mas não me incomoda de todo. Porém, por ser um mapa mais pequeno, requer mais precisão a raspar. Eu usei a tampa de uma caneca e o resultado foi óptimo, porém, já me recomendaram que, futuramente, use uma borracha pequena (obrigada, Andreia!) para prevenir que o papel não se rasgue ou estrague. No entanto, achei que o mapa tinha um material incrível e não tive nenhum incidente. Por ser pequenino, optei por raspar por país e não por cidades.

Para ser sincera, o mapa tem mais de desconsolo que excitação. Foi com algum pesar no coração que me apercebi que raspei todos os cantos do meu mapa em menos de minutos e que, visto num panorama geral, os meus pontos coloridos são residuais na imensidão dourada que me falta descobrir. O meu bichinho de viagens fica inquieto cada vez que olho para aquele mapa e vejo a quantidade de dourado que há por raspar. Sinto uma urgência de conhecer mais.

As viagens são a melhor coisa que vão levar das vossas vidas. E fazer qualquer registo das minhas deixa-me mais feliz e com mais vontade de planear a próxima aventura. Tenho muito dourado por apagar.

11 comentários:

  1. Quero tanto um mapa destes! Acho o máximo! E apesar de ter visitado muito menos sítios do que tu, e de ter também essa sede de viagens, fico contente por ter realizado as viagens que realizei e ter tido essa oportunidade! :)

    ResponderEliminar
  2. Procuro há séculos um mapa destes mas ainda não encontrei um que me apaixonasse verdadeiramente. A ideia de raspar por país não me fascina porque dá uma sensação errada de locais conhecidos (por exemplo: estive na Rússia mas só em São Petersburgo e não faria sentido raspar o país ou raspar em alguns casos o país e noutros as cidades). Se por acaso vires um com essa particularidade, avisa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta marca tens alguns mapas focados em cada país onde podes raspar as cidades mas sinceramente acho que não têm a mesma piada — a não ser que seja um país muito especial que valha a pena ter um mapa de forma singular, caso contrário, ficas com uma estética estranha (não faz grande sentido comprares um mapa de cada país que visitas, a parede ficaria com uma decoração confusa, creio). Embora compreenda totalmente a tua questão, não me chora assim tanto raspar apenas algumas áreas de países com maiores dimensões (já vi o efeito em alguns mapas e ficou giro!). Sou preciosista em algumas coisas mas nesta questão não sou, de todo! :D Logo decido como quero fazer quando chegar a minha vez de raspar :)

      Eliminar
  3. É lindo! Eu tenho um em preto e só me falta a coragem para começar a desgraçar as paredes para o pendurar - mas confesso que saber que não tenho muito para raspar me deixa triste ahah :p

    ResponderEliminar
  4. O mapa é maravilhoso. Adoro este conceito! Mas acredito que também acabe por despertar sensações contraditórias, precisamente por tudo o que falta raspar

    ResponderEliminar
  5. Quero muito um mapa destes! Mas acho que vou-me sentir tal e qual como tu, ainda com mais vontade de conhecer tudo. Aos poucos e poucos vamos lá.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que giro!! Também gosto da versão mapa em forma de quadro de cortiça e colocar um pin pelos sítios onde já passamos! :)
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  7. Adoro este tipo de mapas! Faz nos sempre querer viajar mais e mais.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia esse mapa, mas desde que o vi no teu Instagram que o quero! Que conceito engraçado e original, uma pessoa por si só já tem vontade de viajar, assim ainda tem mais!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. Eu também tenho um, a diferença é que é preto e dourado e o tamanho é maior. Como te disse usei a borracha porque senti que a moeda era demasiado rija e iria estragar o papel. E não queremos isso!! Concordo tanto contigo quando dizes que é maior o desconsolo do que a alegria, ahah. Temos tanta área dourada por raspar que a vontade de ir é demasiado grande.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)