terça-feira, 20 de março de 2018

BOM GARFO || O Talho


Já queríamos experimentar um espaço do Chef Kiko há algum tempo e a ocasião foi a desculpa perfeita. De entre todos os espaços disponíveis, a escolha final foi para O Talho.
O restaurante tem dois espaços principais divididos por um cortinado opaco; a zona de espera que, realmente, é um talho — podem, inclusive, fazer a compra da vossa carne e de outros ingredientes de cozinha neste espaço, já que o talho efectivamente funciona para o efeito — com serviço de bar. O espaço vai de encontro ao conceito mas, pessoalmente, embora reconheça que é pouco convencional e irreverente, não achei tão divertido ou essencial. No fundo, achei tétrico demais bebermos um copo no meio da carne. A interpretação do conceito irá, com certeza, ao encontro do gosto pessoal de cada um.


Passando o cortinado, a experiência melhorou em cada segundo; o ambiente é a meia luz, íntimo, convidativo a conversas longas e a momentos memoráveis. O elemento de decoração de destaque são as mesas em mármore a imitar os balcões de talho — pormenor que, com a tendência do mármore em alta, só alguém muito ligado à comercialização da carne vai destacar — e a parede coberta de pratos, que dá um toque irreverente e que atribui uma certa identidade ao espaço.

Antes de avançarmos para os pedidos, preciso de vos pedir perdão por as fotos não reflectirem a qualidade dos pratos ou o encanto dos mesmos. Como referi, o ambiente é a meia-luz e preferencialmente escuro, pelo que as fotografias não estão com a melhor cara, além de que a própria luz do espaço fez interferência com a câmara. Não ficaram as melhores fotos mas acredito que, em conjunto com as minhas descrições e opiniões, conseguiremos todos acompanhar a experiência! Avisos terminados, que iniciemos a nossa refeição!

Para entrada, escolhemos experimentar uma das especialidades do Chef Kiko e pedimos um Ceviche Puro com peixe branco da época, puré de batata doce, cebola roxa e algas, e para lhe fazer par, uns Spring Rolls de Camarão Vietnamita.
Se preferem sabores mais suaves, a aposta no ceviche é certeira. Achámos que o puré de batata doce estava a mais. Já os spring rolls estavam maravilhosos e comemos com vontade de os multiplicar e ficar por ali na refeição.




Para prato principal, os nossos pedidos foram a estrela da casa, Tártaro d'O Talho, um Lombo de Novilho com batata frita e, para mim, uma Picanha do Uruguai. Pedi para o meu acompanhamento ser com batatas gratinadas ao invés da batata frita (apenas a carne de porco preto vinha com batata gratinada, todas as restantes vêm com batata frita e queria saber se dava para fazer uma troca) e por isso é que o meu prato assim se apresenta. Se desejarem o mesmo pedido, não se esqueçam de solicitar a troca!



Não fui corajosa o suficiente para provar bife de tártaro, mas a minha companhia confirmou que estava óptimo! Assaltei um pouco do molho de natas do Lombo de Novilho para a minha Picanha e só posso dizer-vos que o meu prato estava divinal. A carne desfazia-se ao toque da faca, estava no ponto, a batata gratinada tinha imenso sabor e a farofa feita com pão japonês ao invés da tradicional mandioca tornou-a estaladiça e mais gulosa para acompanhar. Todos ficámos satisfeitos com os nossos pedidos.

Para um fim docinho, escolhemos duas sobremesas: Chocolate, Banana e Maracujá, que é um bolo desconstruído onde, no prato, aparecem todos os ingredientes para fazer o bolo e têm de os misturar. Porém, o maracujá monopoliza um pouco os sabores. Já a minha escolha foi para a sobremesa estrela, o Mil Folhas de Doce de Leite. Esta é a sobremesa que têm de pedir se desejarem ser felizes. A sobremesa vem com dois tipos de doce de leite — um mais docinho, outro mais apurado — com uma espécie de bolacha folhada e com um sorvete de limão que corta o doce na perfeição. Uma garfada com tudo é o vosso bilhete para o céu. Não vão sair decepcionados com a experiência.




Pormenores finais? A atenção de todos os funcionários. Ao longo de toda a experiência, vão perguntando se estão a desfrutar, explicam o conceito de cada prato e imploram pelo feedback — especialmente no dia em que fomos, já que tinham feito mudanças na carta recentes e queriam saber qual era a nossa opinião em relação aos pratos. Tudo o que partilhei convosco aqui foi também partilhado com eles e foram-nos muito gratos por isso. Recomendo-vos a terem a mesma abordagem, se fizerem uma visita —.

É o restaurante ideal para amantes de pratos de carne e recomendo totalmente a experiência. Ficam por provar outros tantos pratos que são também muito amados pelos visitantes do espaço e convida a mais um regresso especial.
______________________________
Rua Carlos Testa, 1B, 1050-046
Lisboa
Contacto: 213 154 105

4 comentários:

  1. Sei que é pouco ético mas poderias dizer mais ou menos valores? Tenho curiosidade em experimentar mas sou sincera que o peso do preço interfere muito...
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M, encontras os valores de praticamente todos os restaurantes nos respectivos perfis na Zomato e no Google também, se usares como palavras chave algo do tipo “restaurante x menu”. O separador de imagens nunca falha! Assim podes saber sempre os preços de todos os restaurantes que desejas e ter uma visão geral destes e outros pratos disponíveis que podem ir mais de encontro aos teus gostos (no paladar e na carteira) :D

      Eliminar
  2. Inês, quero só deixar aqui uma sugestão porque acho que partilhamos o amor por comida italiana: La Expo Dolce Vita, um restaurante italiano no Oriente. A comida é divinal! Super recomendo o risotto (provei o de abóbora e o de tinta de choco e quis chorar de felicidade com ambos :) , e a pizza também estava incrível! Se não conheceres, fica a sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica anotada a sugestão, Silvia, muito obrigada! Adoro conhecer novos sítios (aprovados ainda melhor!) :D

      Eliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)