BOM GARFO || Mercantina

 LISBOA

Sábado com (óptimos) amigos por uma Lisboa cheia de Sol primaveril — embora estejamos em pleno inverno —. O que poderia melhorar? Um belo almoço! A escolha estava difícil e acabámos por nos decidir num esquema digno de turistas perdidos; passámos pela porta, parámos, e decidimos entrar. Foi assim, em modo tropeção, que escolhemos (e bem!) o Mercantina. Como diria a música — e aqui, rapidamente, a adapto — melhor do que o que procuras é o restaurante em que tropeças!

Entrámos pelas traseiras escondidas do restaurante mas o Mercantina não podia estar mais bem localizado, com uma esplanada de sonho, perto do coração do Chiado (embora também exista um espaço em Alvalade). O forno de lenha, os cheiros da cozinha aberta que nos hipnotizavam e o ambiente familiar e feliz de quem divide sábados com quem se gosta.



A estrela da casa é a pizza Napolitana, galardoada pela associação Verace Pizza Napoletana. Todos optaram por pizzas excepto eu; uma Per Amici para ela com uma limonada, uma Calzone com um chá fresco de maçã e canela para ele e Arrotolata Special, que é uma pizza enrolada, para ele. Para mim, um risotto de cogumelos com alho, alecrim e creme de trufa e um chá fresco de limão e manjericão.


Bebidas a postos e conversa na ponta da língua, estávamos prontos para atacar! O meu chá frio tinha a frescura das tardes de verão e de tudo o que é bom nos Santos Populares — um fortíssimo (e óptimo) travo do manjericão —. E os nossos pratos? Tiveram um final muito feliz! O meu risotto já está no TOP dos preferidos em Lisboa e, dos restantes pratos, só provei a pizza Per Amici (todos provámos) e todos gostámos, mas acho que, por ser muito adocicada, pode facilmente tornar-se enjoativa. Os restantes pratos não provei, mas foram aprovados pelos cavalheiros da mesa.



Talheres fechados, palhinhas a sorver gelo na esperança de prolongar os sabores daquelas horas tão felizes, saí com vontade de regressar e dedicar-me, então, às pizzas (ou voltar para os braços do risotto? Fica o suspense para um futuro episódio).
______________________________
Rua da Misericórdia, nº114, 1200-273
Lisboa
Contacto: 231 070 013

5 comentários

  1. Para quando um TOP de risottos? :D
    Fiquei a salivar com o aspecto do teu risotto. Pena viver tão longe de Lisboa... Mas quando lá for, já tenho uma lista gigante de sítios onde comer!

    ResponderEliminar
  2. Só a ler a descrição já parece tudo óptimo, então depois de ver as fotos...

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Antes de ler o que vocês tinham comido, já adivinhava o que terias pedido!!! És tão foooofa e tão Inês <3

    ResponderEliminar
  4. OLHA O RISOTTO!!! eheheheh Sou eu, a tua ervilha galega x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pela exclamação ao risotto eu já ia desconfiar que eras tu x)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.