quarta-feira, 7 de março de 2018

BOM GARFO || Mercantina


Sábado com (óptimos) amigos por uma Lisboa cheia de Sol primaveril — embora estejamos em pleno inverno —. O que poderia melhorar? Um belo almoço! A escolha estava difícil e acabámos por nos decidir num esquema digno de turistas perdidos; passámos pela porta, parámos, e decidimos entrar. Foi assim, em modo tropeção, que escolhemos (e bem!) o Mercantina. Como diria a música — e aqui, rapidamente, a adapto — melhor do que o que procuras é o restaurante em que tropeças!

Entrámos pelas traseiras escondidas do restaurante mas o Mercantina não podia estar mais bem localizado, com uma esplanada de sonho, perto do coração do Chiado (embora também exista um espaço em Alvalade). O forno de lenha, os cheiros da cozinha aberta que nos hipnotizavam e o ambiente familiar e feliz de quem divide sábados com quem se gosta.



A estrela da casa é a pizza Napolitana, galardoada pela associação Verace Pizza Napoletana. Todos optaram por pizzas excepto eu; uma Per Amici para ela com uma limonada, uma Calzone com um chá fresco de maçã e canela para ele e Arrotolata Special, que é uma pizza enrolada, para ele. Para mim, um risotto de cogumelos com alho, alecrim e creme de trufa e um chá fresco de limão e manjericão.


Bebidas a postos e conversa na ponta da língua, estávamos prontos para atacar! O meu chá frio tinha a frescura das tardes de verão e de tudo o que é bom nos Santos Populares — um fortíssimo (e óptimo) travo do manjericão —. E os nossos pratos? Tiveram um final muito feliz! O meu risotto já está no TOP dos preferidos em Lisboa e, dos restantes pratos, só provei a pizza Per Amici (todos provámos) e todos gostámos, mas acho que, por ser muito adocicada, pode facilmente tornar-se enjoativa. Os restantes pratos não provei, mas foram aprovados pelos cavalheiros da mesa.



Talheres fechados, palhinhas a sorver gelo na esperança de prolongar os sabores daquelas horas tão felizes, saí com vontade de regressar e dedicar-me, então, às pizzas (ou voltar para os braços do risotto? Fica o suspense para um futuro episódio).
______________________________
Rua da Misericórdia, nº114, 1200-273
Lisboa
Contacto: 231 070 013

5 comentários:

  1. Para quando um TOP de risottos? :D
    Fiquei a salivar com o aspecto do teu risotto. Pena viver tão longe de Lisboa... Mas quando lá for, já tenho uma lista gigante de sítios onde comer!

    ResponderEliminar
  2. Só a ler a descrição já parece tudo óptimo, então depois de ver as fotos...

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Antes de ler o que vocês tinham comido, já adivinhava o que terias pedido!!! És tão foooofa e tão Inês <3

    ResponderEliminar
  4. OLHA O RISOTTO!!! eheheheh Sou eu, a tua ervilha galega x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pela exclamação ao risotto eu já ia desconfiar que eras tu x)

      Eliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)