PASSAPORTE || Castelo de Leiria


A caminho da Serra, decidimos fazer uma paragem por Leiria. A cidade carece de uma visita mais prolongada da nossa parte — o regresso está prometido e pretextos não faltam — mas decidimos que, a visitar apenas uma coisa, seria o Castelo de Leiria.



É inegável que este castelo medieval é o rosto da cidade, erguendo-se lá no alto e destacando-se em qualquer paisagem. Foi abrigo e conquista de muitas coroas de Portugal, desde D. Afonso Henriques a D. João I. Ao longo dos tempos, foi sofrendo algumas intervenções, mas durante toda a visita podem contar com inúmeros vestígios e influências, resultado das suas múltiplas ocupações.
Vale a pena fazerem a visita e deslumbrarem-se com a paisagem de perder de vista. Na Torre de Menagem, podem ainda encontrar o Núcleo Museológico, cujo espólio tenta enquadrar Leiria na História de Portugal.




A minha parte preferida de todo o castelo centrou-se na zona mais emblemática. O interior fez-me sentir que estava no salão principal de Hogwarts e que, a qualquer momento, as mesas iriam aparecer e o banquete iniciar-se-ia. Mas o mais deslumbrante é mesmo o miradouro em arco que se apresenta à vossa frente, ao entrarem nos Paços Novos. Encantador e digno de um conto de fadas, por ali ficámos a admirar a beleza da cidade activa lá em baixo, usámos e abusámos da câmara e guardámos tamanho tesouro visual na nossa memória.




A visita foi curta, o suficiente para descansar, esticar as pernas e matar logo um pouco da sede de passear, mas valeu cada minuto e cada cêntimo. Um castelo a não perder (e, se possível, para se perder lá dentro).

6 comentários

  1. Wow! Amazing photos *o* Great post!
    Have a lovely weekend! xx

    Check my New post

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, o castelo da minha cidade :)
    Se gostaste da vista nos Paços Novos durante o dia, devias regressar no Verão quando existe a "Leiria Medieval" e apreciar a mesma vista à noite com as luzes bonitas da cidade.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Estou, neste preciso momento, em Leiria, com a Tuna, e ontem passei pelo Castelo mas ainda não tive a oportubidade de lá entrar. Mas a vista que tive era de facto magnífica!

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro visitar Castelos e tentar imaginar como seria a vida antes.

    Visita o Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  5. Adorei as fotos! Tenho um fascínio imenso por castelos, vivo muito perto de um e sempre que posso dou lá um saltinho. A cada corredor que percorro sinto-me a viajar para épocas passadas e vou imaginando como era a vida naqueles locais. Só tive em Leiria duas vezes, de passagem, e fiquei sempre de olho no castelo.
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.