sábado, 24 de fevereiro de 2018

PASSAPORTE || Castelo de Leiria


A caminho da Serra, decidimos fazer uma paragem por Leiria. A cidade carece de uma visita mais prolongada da nossa parte — o regresso está prometido e pretextos não faltam — mas decidimos que, a visitar apenas uma coisa, seria o Castelo de Leiria.



É inegável que este castelo medieval é o rosto da cidade, erguendo-se lá no alto e destacando-se em qualquer paisagem. Foi abrigo e conquista de muitas coroas de Portugal, desde D. Afonso Henriques a D. João I. Ao longo dos tempos, foi sofrendo algumas intervenções, mas durante toda a visita podem contar com inúmeros vestígios e influências, resultado das suas múltiplas ocupações.
Vale a pena fazerem a visita e deslumbrarem-se com a paisagem de perder de vista. Na Torre de Menagem, podem ainda encontrar o Núcleo Museológico, cujo espólio tenta enquadrar Leiria na História de Portugal.




A minha parte preferida de todo o castelo centrou-se na zona mais emblemática. O interior fez-me sentir que estava no salão principal de Hogwarts e que, a qualquer momento, as mesas iriam aparecer e o banquete iniciar-se-ia. Mas o mais deslumbrante é mesmo o miradouro em arco que se apresenta à vossa frente, ao entrarem nos Paços Novos. Encantador e digno de um conto de fadas, por ali ficámos a admirar a beleza da cidade activa lá em baixo, usámos e abusámos da câmara e guardámos tamanho tesouro visual na nossa memória.




A visita foi curta, o suficiente para descansar, esticar as pernas e matar logo um pouco da sede de passear, mas valeu cada minuto e cada cêntimo. Um castelo a não perder (e, se possível, para se perder lá dentro).

6 comentários:

  1. Wow! Amazing photos *o* Great post!
    Have a lovely weekend! xx

    Check my New post

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, o castelo da minha cidade :)
    Se gostaste da vista nos Paços Novos durante o dia, devias regressar no Verão quando existe a "Leiria Medieval" e apreciar a mesma vista à noite com as luzes bonitas da cidade.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Estou, neste preciso momento, em Leiria, com a Tuna, e ontem passei pelo Castelo mas ainda não tive a oportubidade de lá entrar. Mas a vista que tive era de facto magnífica!

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro visitar Castelos e tentar imaginar como seria a vida antes.

    Visita o Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  5. Adorei as fotos! Tenho um fascínio imenso por castelos, vivo muito perto de um e sempre que posso dou lá um saltinho. A cada corredor que percorro sinto-me a viajar para épocas passadas e vou imaginando como era a vida naqueles locais. Só tive em Leiria duas vezes, de passagem, e fiquei sempre de olho no castelo.
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)