MÚSICA || Sons da Natureza

Um dos meus maiores desgostos é não ser aquele tipo de pessoa que consegue escrever ouvindo música. Mesmo dentro da instrumental, só consigo ouvir géneros muito particulares, caso contrário, sinto que não estou 100% concentrada. Acabava por escolher Jazz para escrever. Remete-me sempre para alguns dos meus cafés preferidos, o que me faz sentir confortável, inspirada e produtiva. E então, descobri os sons da Natureza.

Sons da Natureza não são novidade para mim e não têm segredo nenhum: são, literalmente, sons da Natureza. Um dos que mais gosto é de chuva e trovoada. Aliás, amo adormecer a ouvir esses dois sons. Até cheguei a ter uma aplicação que imitava vários tipos de sons de chuva e trovoada, e adorava — ainda adoro! —. Um dia, experimentei escrever com esses sons e, para minha enorme satisfação, o resultado foi perfeito.

Adoro escrever enquanto oiço este tipo de sons porque me dão tranquilidade. E é por isso mesmo que partilho convosco dois tesouros do Spotify. São mesmo preciosidades que faço questão de vos dar a conhecer ou, caso já conheçam, de vos relembrar que tal maravilha existe: playlists de Natureza.

Gosto de duas, em específico: Rain Sounds, unicamente com sons de chuva e/ou trovoada — é a eleita para quando quero adormecer profundamente sem andar na cama às voltas — e a Ecossistema: Sons da Natureza — a eleita para escrever — com uma enorme mistura de sons, desde chuva, trovoada a sons de selva, de jardim, de floresta... Conseguem ouvir os ramos das árvores a baloiçar ao sabor do vento, os pássaros a comunicarem-se, insectos... Sempre que coloco esta playlist a tocar, sinto-me como se fosse transportada para esses lugares e a minha vontade de escrever sobe de forma exponencial. Sinto-me leve e inspirada.

Um dia gostava de ter uma estufa, onde a minha secretária ficasse cercada por plantas. Acho que seria o melhor lugar do mundo para me comunicar.

10 comentários

  1. A ideia de ter uma secretária numa estufa derreteu-me o coração, Inês! A é verdadeiramente inspiradora. Comigo resulta muitto bem estar perto do mar. O som das ondas, das gaivotas, do vento ou brisa, o aroma a mar, a areia nos pés, o sol a aquecer-me e eu a deixar...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Uau, incrível... de facto, escrevo bem a ouvir música, a ver televisão, etc, mas, sinto que o processo criativo é muito mais disperso e distraído. Talvez dê uma oportunidade a estas playlists maravilha.

    Podemos dividir a secretária na estufa? <3 Que mágico. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como é que eu nunca me lembrei de procurar isto no spotify?! Eu adorava estudar com chuva, era das alturas em que os meus níveis de concentração estavam no máximo! Muito obrigada pela partilha!
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  4. Por acaso costumo usar sempre música ou nada, mas ainda não tinha pensado nisto! Os sons da chuva agradam-me e o mar!
    Essa ideia da secretária rodeada de plantas é maravilhosa!
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, também sinto alguma dificuldade em concentrar-me a escrever ao som de música :)
    Beijinhos,
    Mia

    ResponderEliminar
  6. também adorava ter uma estufa/jardim de inverno como escritório, deve ser o máximo! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  7. Que ideia bonita essa da estufa como escritório e que bela ideia também esta dos sons da natureza. Também não consigo escrever com música por isso acho que vou experimentar! :)

    Beijinhos, Catarina Pinho

    ResponderEliminar
  8. Tenho o mesmo problema. Não dá para trabalhar com música porque, ao fim de algum tempo, já não estou a prestar atenção ao que estou a fazer mas estou a imaginar-me a conduzir uma orquestra digna de um André Rieu! Por outro lado, nunca me lembrei de procurar este género de playlist no Spotify...
    Está na hora de experimentar.

    ResponderEliminar
  9. Ahh, como adoro sons da chuva e trovoada também para dormir!! Para estudar gosto mais de juntar numa playlist músicas que descobri há pouco tempo mas que ainda não me distraem ou então ponho a dar a Release Radar e Discover Weekly, ambas do spotify

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.