BOM GARFO || Zé Manel Pastelaria

 SEIA

É fácil encontrar sugestões gastronómicas para um fantástico pequeno-almoço ou lanche nas grandes cidades de Portugal. O que não falta é variedade, com diversos tipos de cozinha, preços, iguarias, decorações e recantos. Uma breve pesquisa e encontramos dezenas de listas recheadas de sugestões — inclusive aqui pelo Bom Garfo —. Mas quanto viajamos para os recantos mais remotos do nosso país, as sugestões escasseiam e a facilidade para encontrar um café do nosso agrado é reduzida.

É difícil querer ter uma boa experiência de pequeno-almoço ou lanche quando os horários funcionam, em outras terras, de uma forma completamente diferente da nossa, e por isso mesmo, fiz questão de partilhar convosco o meu pequeno-almoço feliz por Seia.

Ainda faço parte do minúsculo grupo de pessoas que procura um café pelos bons sabores (e que bom que assim é, porque 'Zé Manel' jamais seria o nome com que iria baptizar um espaço meu e a decoração está longe de aparecer nos vossos feeds de Instagram). Não tem nada de moderno, tendência ou cool nem por fora, nem por dentro do espaço — e facilmente passa despercebido, escondido atrás dos roseirais magníficos espalhados pelas ruas da cidade — mas se os sabores é que contam, então recomendo vezes e vezes sem conta o espaço.

Como íamos para a neve, pedimos um pequeno-almoço bem reforçado; um folhado misto, uma tosta mista para dividir e ainda um pastel de requeijão — que nunca tinha provado — para começar o dia de uma forma doce. Ah, e um chá preto para dividir, porque o corpo também precisa de ficar quentinho por dentro!

O atendimento é familiar, como há muito tenho saudades e como dificilmente vamos encontrar nas capitais. E os sabores? Aprovados. Neste tipo de viagens, em que procuramos desesperadamente um café aberto, deixamos que a fome seja o nosso melhor tempero e, confesso, tirando as refeições principais, raramente o que comemos tem algo de especial. Mas a pastelaria Zé Manel fez questão de mudar isso e presenteou-nos com um café da manhã bem caprichado e com um pastel de requeijão que, para estreia, foi do mais feliz possível. Parece um pastel de nata, mas em nada se assemelha, embora o crocante do folhado e o toque da canela queiram parecer que sim.

Gosto de cafés com interiores apetecíveis, horários brutalmente flexíveis e comidas extraordinárias. Se os consigo encontrar em viagem, ainda melhor. Mas por vezes são os que não estão em todas as aplicações e fotografias que surpreendem. Se têm viagem marcada para Seia e querem um pequeno-almoço feliz, a minha sugestão não podia ser outra.
______________________________
Praça da República, 42, 6270-496
Seia
Contacto: 238 316 106

5 comentários

  1. Nunca comi nenhum pastel de requeijão mas parece-me bem ;)

    ResponderEliminar
  2. Só lhe tenho a dizer uma coisa: Muito obrigado pela visita e pelo blog à nossa pastelaria. Ainda estamos emocionados.....podemos partilhar?

    ResponderEliminar
  3. Ainda estamos emocionados com o seu comentário à nossa pastelaria. Muito obrigado pela visita!! Podemos partilhar?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.