PASSAPORTE || Jardim Botânico d'Ajuda


Ainda existem muitas pérolas de Lisboa escondidas de mim, que a todo o custo tento descobrir, para me deslumbrar. O Jardim Botânico d'Ajuda é um desses exemplos. Foi construído em 1755, devido ao famoso Terramoto de Lisboa. Assustado, o Rei D. José mudou a sua residência real para a encosta da Ajuda, mais alta e segura, e o Jardim Botânico foi construído como complemento à residência, tornando-se no primeiro jardim botânico português.




Embora o lugar transmita uma sensação de paz e tranquilidade, a sua história foi bem atribulada, especialmente durante as Invasões Francesas, onde grande parte dos seus exemplares botânicos foi levada para Paris. No entanto, a recuperação está a olhos vistos e a maioria dos elementos vegetais originais existe, na actualidade.
O Jardim pode ser dividido em duas áreas: terraço inferior, repleto de lagos e fontes, e — subindo umas escadas neo-clássicas — terraço superior, com uma colecção botânica de cerca de 5000 exemplares, entre as quais umas árvores giríssimas que, leiga como sou, não sei precisar a espécie, mas umas contam com raízes imponentes e outras com uns bancos adoráveis que me fazem sentir que estou num conto de fadas. O Jardim conta ainda com quatro estufas, uma delas aproveitada para servir de restaurante, a Estufa Real — cuja visita está prometida.




Fizemos a visita quase na hora de fecho e, embora fosse um sábado soalheiro, o espaço estava vazio. Não sei se foi o factor sorte, a proximidade da hora de fecho ou o facto de realmente ser uma atracção turística escondida, mas ter aquele lugar só para nós tornou toda a visita mais próxima e maravilhosa. Os canteiros, caminhos, recantos, fontes e árvores fazem-nos suspirar e sonhar com princesas, e se forem com alguém que tenha conhecimentos de botânica, a experiência torna-se mais rica e interessante. No terraço superior, têm ainda uma vista absolutamente estonteante para o Tejo pachorrento e para a ponte 25 de Abril, o que torna toda a visita ainda mais deslumbrante e especial.




Não vos sei explicar porquê, mas o Jardim Botânico deu-me imensos ares do Porto, que visitei há precisamente um ano. Talvez por ter passeado por uns quantos jardins que tinham algumas semelhanças ao Jardim Botânico d'Ajuda. O espaço não é gigantesco, mas a visita sabe muito bem ao coração. Fica a promessa de regressar na Primavera onde, certamente, os exemplares vegetais serão mais coloridos e a vista tornar-se-à (ainda) mais alegre e florida.

14 comentários

  1. É um sitio maravilhoso! O casamento da irmã do meu namorado vai ser aí! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  2. Que bonito! Tenho pena de não conhecer melhor Lisboa (estes cantinhos bonitos e que valem a pena).
    Digo isto com alguma vergonha, por ser do distrito, mas com alegria por estar feliz onde estou - conheço melhor Coimbra e Porto do que Lisboa. Como estudei e estagiei fora, conheço-as bem e os locais chave para visitar. Já em Lisboa, não me sabia orientar porque as vezes que lá fui conto pelos dedos das mãos. Visito e gosto muito de outros locais do nosso distrito, como Mafra, Sintra, por aí, mas nunca a cidade de Lisboa em si.

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de não conhecer. Parece mesmo muito giro :)
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que local lindo! Há muitos anos que não visito Lisboa, mas tenho uma vaga ideia de por aí ter passado!
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  5. A Ajuda é um espaço lindíssimo que nos deixa de coração nas mãos pelos melhores motivos! Os dias soalheiros são bonitos, mas não esqueço a primeira vez que lá foi. Era uma dia cinzento e de nuvens carregadas, o que deveria conferir ao espaço um aspecto menos bonito. Mas não. O contraste entre a ameaça de chuva e a beleza da Ajuda parece ter sido tirado de, lá está, um conto de fadas.

    ResponderEliminar
  6. Que bonito!!
    É possível visitar o jardim botânico em que período?

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Esse local parece ser mágico! Vou colocá-lo na minha lista para visitar.
    Muito Obrigada pela partilha, pois não tinha ideia da existência!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Aos anos que não vou aqui...
    Como seria bom regressar e levar a minha companheira, a Canon!

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Os teus textos e as tuas fotos todos juntos completam uma história de encantar lindíssima e à qual nos queremos colar a vida toda.
    Estou chocada com a beleza desses canteiros e com esses troncos majestosos, a natureza é tão bela que nos deixa absolutamente perplexos.
    Quem diria que um sítio tão bonito e calmo foi alvo de roubos e invasões. Acho magnífico que isso ainda lhe traga mais magia.
    Definitivamente, vou colocar na minha lista dos sítios a visitar quando for ter com a minha prima ☄

    ResponderEliminar
  10. Tive de o visitar por causa do projeto do primeiro semestre e, de facto, é um espaço muito bonito e sereno! A vista é de tirar o fôlego e nem quero imaginar os odores da Primavera!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.