domingo, 14 de janeiro de 2018

LIVROS || Sapiens — História Breve da Humanidade


Depois do encanto que senti ao ler um livro que resumia tudo o que havia para saber sobre a esfera científica, decidi mergulhar nas páginas de outro que, embora não seja do mesmo autor, colmata as temáticas em falta do primeiro: Sapiens — História Breve da Humanidade.

Este é o manual de paleontologia, antropologia e sociologia que qualquer curioso como eu vai querer ler. Comparo-o com a Breve História de Quase Tudo pela semelhança de conceito: Sapiens engloba todas as informações relevantes e interessantes sobre a Humanidade — ou tudo o que deveríamos saber — e apresenta-as de uma forma cadenciada e fluída. Porém, considero a leitura menos 'leve', apenas porque a apresentação dos temas tem menos cunho pessoal e humorístico que a Breve História de Quase Tudo o que, neste tipo de livros, pode revelar-se uma lufada de ar fresco. Ainda assim, a narrativa é acessível e muito fácil de ler.

Compreender a Humanidade e como evoluiu de pequenas comunidades primitivas à superpopulação tecnológica dos dias de hoje é a premissa do livro. Conceitos como a agricultura, ideologias políticas e religiosas, dinheiro, as relações entre Seres Humanos e a ciência são não só desconstruídos até compreendermos a sua origem e existência até ao significado mais elementar, como também são utilizados para percebermos de que forma estes conceitos moldaram e permitiram à Humanidade ser aquilo que reconhecemos, nos dias de hoje, e o quão incertos e efémeros são estes conceitos. Como é que um mundo tão diferente e discrepante, entre si, consegue funcionar, em conjunto, à base de construções imaginárias e que envolvem uma confiança global como o dinheiro, as marcas, os Direitos Humanos? Como é que a biologia pode ter uma relação directa com a História? E será a História bem contada e justa?

Estas e outras questões são abordadas no livro de uma forma incrível e interessante. A leitura deste livro foi absolutamente estimulante e enriquecedora. Só lamento não o ter lido mais nova, durante a época em que ainda tinha Filosofia, por exemplo. É um óptimo livro para amantes de História, Biologia Humana e Sociologia ou para quem simplesmente quer saber com mais rigor qual é a História da Humanidade e como tudo ao nosso redor, na verdade, funciona. Da mesma forma que recomendo vezes e vezes (e vezes!) sem conta a Breve História de Quase Tudo, chegou a hora de recomendar vezes sem conta Sapiens. É impagável a sensação de clareza e conhecimento que este livro nos proporciona. Abrimos 2018 com chave de ouro, no campo da leitura. Já é o preferido do ano e estamos em Janeiro.

Autor: Yuval Noah Harari
Número de Páginas: 486
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

5 comentários:

  1. Obrigada pela recomendação! É um dos livros que mais quero ler, juntamente com o mais recente trabalho do mesmo autor, "Homo Deus", mas que ainda não o conseguir comprar. Se estamos apenas em Janeiro e já temos um favorito, 2018 promete!

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi tanto acerca deste livro, e até agora nunca perdi a curiosidade!!!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar
  3. Tenho falado com imensa gente que já leu ou tenciona ler e, por acaso, o meu pai recebeu no natal, estou a pensar trazer emprestado porque de facto o tema suscitou imenso a minha curiosidade!
    Obrigada pela partilha <3
    Um beijinho
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fiquei muito curiosa em relação a essa livro! Adoro tudo o que seja relacionado com História, Filosofia e afins, e sinto que aprender sobre a Humanidade nunca é demais. Obrigada pela sugestão :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Despertas-te a curiosidade, vou querer mesmo ler!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)