LIVROS || Sapiens — História Breve da Humanidade


Depois do encanto que senti ao ler um livro que resumia tudo o que havia para saber sobre a esfera científica, decidi mergulhar nas páginas de outro que, embora não seja do mesmo autor, colmata as temáticas em falta do primeiro: Sapiens — História Breve da Humanidade.

Este é o manual de paleontologia, antropologia e sociologia que qualquer curioso como eu vai querer ler. Comparo-o com a Breve História de Quase Tudo pela semelhança de conceito: Sapiens engloba todas as informações relevantes e interessantes sobre a Humanidade — ou tudo o que deveríamos saber — e apresenta-as de uma forma cadenciada e fluída. Porém, considero a leitura menos 'leve', apenas porque a apresentação dos temas tem menos cunho pessoal e humorístico que a Breve História de Quase Tudo o que, neste tipo de livros, pode revelar-se uma lufada de ar fresco. Ainda assim, a narrativa é acessível e muito fácil de ler.

Compreender a Humanidade e como evoluiu de pequenas comunidades primitivas à superpopulação tecnológica dos dias de hoje é a premissa do livro. Conceitos como a agricultura, ideologias políticas e religiosas, dinheiro, as relações entre Seres Humanos e a ciência são não só desconstruídos até compreendermos a sua origem e existência até ao significado mais elementar, como também são utilizados para percebermos de que forma estes conceitos moldaram e permitiram à Humanidade ser aquilo que reconhecemos, nos dias de hoje, e o quão incertos e efémeros são estes conceitos. Como é que um mundo tão diferente e discrepante, entre si, consegue funcionar, em conjunto, à base de construções imaginárias e que envolvem uma confiança global como o dinheiro, as marcas, os Direitos Humanos? Como é que a biologia pode ter uma relação directa com a História? E será a História bem contada e justa?

Estas e outras questões são abordadas no livro de uma forma incrível e interessante. A leitura deste livro foi absolutamente estimulante e enriquecedora. Só lamento não o ter lido mais nova, durante a época em que ainda tinha Filosofia, por exemplo. É um óptimo livro para amantes de História, Biologia Humana e Sociologia ou para quem simplesmente quer saber com mais rigor qual é a História da Humanidade e como tudo ao nosso redor, na verdade, funciona. Da mesma forma que recomendo vezes e vezes (e vezes!) sem conta a Breve História de Quase Tudo, chegou a hora de recomendar vezes sem conta Sapiens. É impagável a sensação de clareza e conhecimento que este livro nos proporciona. Abrimos 2018 com chave de ouro, no campo da leitura. Já é o preferido do ano e estamos em Janeiro.

Autor: Yuval Noah Harari
Número de Páginas: 486
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

5 comentários

  1. Obrigada pela recomendação! É um dos livros que mais quero ler, juntamente com o mais recente trabalho do mesmo autor, "Homo Deus", mas que ainda não o conseguir comprar. Se estamos apenas em Janeiro e já temos um favorito, 2018 promete!

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi tanto acerca deste livro, e até agora nunca perdi a curiosidade!!!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar
  3. Tenho falado com imensa gente que já leu ou tenciona ler e, por acaso, o meu pai recebeu no natal, estou a pensar trazer emprestado porque de facto o tema suscitou imenso a minha curiosidade!
    Obrigada pela partilha <3
    Um beijinho
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fiquei muito curiosa em relação a essa livro! Adoro tudo o que seja relacionado com História, Filosofia e afins, e sinto que aprender sobre a Humanidade nunca é demais. Obrigada pela sugestão :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Despertas-te a curiosidade, vou querer mesmo ler!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.