domingo, 28 de janeiro de 2018

EVENTOS || Noites no Observatório


No último sábado de cada mês, no Planetário Calouste Gulbenkian, decorre, à noite, o projeto Noites no Observatório.
Noites no Observatório é um projeto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que tem como objectivo a divulgação de astronomia ao público de uma forma estimulante, criativa e interessante. O programa é sempre aberto com uma pequena palestra dada por um investigador do Instituto de Astrofísica — e cujo o tema e o nome do orador são apenas divulgados no respectivo mês, no momento de abertura das inscrições —, seguido de um espectáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e termina com observações astronómicas em telescópios, no exterior. Caso não possam estar presentes, as palestras são transmitidas em directo — e o link para acederem à transmissão é sempre divulgado na página do Facebook do Instituto de Astrofísica — onde podem interagir e deixar perguntas ao orador.

Foi uma experiência diferente de tudo o que já tinha assistido. A palestra e os slides de apresentação são projectados na própria cúpula do Planetário e o orador vai andando ao redor do espaço disponível, o que torna a palestra dinâmica e muito confortável — as cadeiras do Planetário são fabulosas! —. O público tem níveis de conhecimento muito variados, o que significa que as palestras tentam chegar ao maior número de pessoas possível — desde crianças, leigos, a académicos —, pelo que não se inibam de participar no evento por medo de não compreenderem os temas abordados.
O espectáculo na cúpula foi absolutamente emocionante e incrível de ver. Já não visitava o Planetário há muitos anos e foi, sem dúvida, um regresso muito bonito. 
As observações no telescópio podem ser confusas pelas filas, mas andam depressa. O melhor conselho? Se têm pressa, assim que o espectáculo da cúpula terminar, corram para a saída. Cada telescópio foca um detalhe diferente do céu, que vocês podem observar.

O melhor? O evento é totalmente gratuito. Apenas requer uma inscrição. Aconselho-vos a ficarem atentos à abertura das inscrições porque esgota rápido — podem clicar AQUI para acederem aos eventos e para se inscreverem —. Se andam à procura de um programa para sábado à noite diferente, giro e gratuito, ou se são doidos pelo espaço, como eu sou, esta sugestão vale ouro!

11 comentários:

  1. Ahhhh, adorei esta sugestão! Eu sou uma doida, como tu, pelo espaço, pelas estrelas e por todo o universo. Gostava até de ter estudado essa área. Tenho de convencer alguém a ir comigo eheh ^_^
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Também fui a uma há uns anos e desde então tenho tido imensa vontade de voltar mas fui sempre adiando. O ambiente é excelente e, pelo menos quando fui, a linguagem foi super acessível a toda a gente, mesmo quem não tinha background em física.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive oportunidade de visitar o Observatório, embora sempre que lá passe tenha uma vontade imensa do fazer. Acho que este era aquele 'quase' que faltava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que eu acho que desde que o projecto fez parecia com o Planetário, em 2015, as sessões têm sido lá e não no Observatório :)

      Eliminar
  4. Meu deus, já não vou a um planetário há mais tempo do que me orgulho. Porém, abriu um cá em Braga e devia tratar rapidamente disso. Tenho saudades de assistir a coisas desta dimensão e beleza.
    Que bela sugestão <3

    ResponderEliminar
  5. Olá, Inês :)
    Sei que não nos conhecemos, mas vejo a Sofia Costa Lima falar tão bem de ti que comecei a ler o teu blogue e, devo admitir, não estou nada arrependida! Gostas dos The Script (que são os meus babes, ahah), adoras ler (tal como eu) e tens um gosto peculiar por coisas menos "habituais", digamos assim, e acho isso super interessante!
    Continua o excelente trabalho :D

    Maria Moreira Rato
    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem tão especial, Maria! Espero que também continues por cá <3

      Eliminar
  6. Obrigado pela dica, Inês. A última vez que visitei o planetário já foi à cerca de dois anos - se não me engano - e adorei cada segundo.
    Não tinha conhecimento desse evento, mas parece-me uma excelente oportunidade.
    Essas iniciativas são sempre de louvar e o facto de serem gratuitas torna-as acessíveis a qualquer pessoa.

    ResponderEliminar
  7. Inês, desculpa-me por comentar uma publicação com um assunto não relacionado, mas podes por favor dizer-me de onde é a caneca do HP que nos mostraste no instagram? É linda linda! 😍

    ResponderEliminar
  8. Já há tanto tempo que não vou lá! Acho que estava na escola primária! Fizeste-me recordar um momento bonito e ficar com vontade de regressar!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)