segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

FILMES || Coco


Apenas a Disney conseguiria fazer um filme de animação sobre a morte e a perda de entes queridos sem que se tornasse mórbido. Confesso que fui assistir a Coco por duas razões: a) era da Disney, logo, confio sempre que seja um serão de qualidade; b) a história ocorre no Dia de Los Muertos, um dia muito especial na cultura Mexicana, cujo conceito me desperta curiosidade e que até gostava de visitar o país precisamente nessa altura. Pouco mais sabia sobre a história. E fui tão surpreendida!

Admito que não sabia o que escrever porque acho que nada do que refira vai fazer justiça ao quanto este filme é arrebatador. Não é apenas mais um filme que nos fala sobre o amor, o perdão, a ganância e "Segue os teus sonhos/a tua paixão". Estamos a falar da Disney, que eleva todas as suas histórias para outro patamar. Aliás, esta é a mensagem das crianças, porque a verdadeira, para os adultos, é mais pesada e emocionante. Como sempre, não é um filme para crianças mas sim para nós. Embora as crianças tenham consciência da morte, são os adultos que compreendem o peso da perda e das memórias que carregam dos que partiram.

Os gráficos deste filme estão para lá de brutais, as cores e os detalhes são hipnotizantes, com muitas e excelentes referências da cultura mexicana (a abordagem artística - e adaptada a crianças - de Frida Kahlo é só soberba), as músicas são inesquecíveis e o final é de deixar o coração apertadinho. Fiquei de lágrimas nos olhos e a sala ficou num silêncio sepulcral quando os créditos começaram a passar.

Gostei tanto do filme e da sua mensagem que me arrisco a dizer que Coco está, certamente, no meu TOP de filmes preferidos da Disney e embora todos os filmes da companhia sejam extraordinários, há muito tempo que não via um com uma mensagem tão especial e importante. Este é um filme para quem sabe o quanto custa perder entes queridos e a importância de nunca esquecermos as boas memórias que guardamos deles bem junto do nosso coração. É um filme que nos reconforta, embora, quando saírem da sala de cinema, não sintam isso.

Poster

6 comentários:

  1. A minha irmã foi ver com a minha sobrinha e disse que saiu de lá com as lágrimas nos olhos mas melhor foi saber que a minha sobrinha quer ir ao cinema de novo vê-lo porque o adorou. Eis a minha oportunidade de o fazer - vou ter que ir vê-lo!!

    ResponderEliminar
  2. Ando super ansiosa para ver o filme, parece ser bastante interessante! E adoro filmes de animação, admito! :P
    Beijinho,
    C'EST FILIPA

    ResponderEliminar
  3. Parece ser o filme deste Natal! Quero vê-lo assim que possível :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)