LIVROS || Ser Blogger


Estava na minha wishlist de aniversário e, quando o ganhei através de um giveaway promovido pela Paula Laranjeira, fiquei radiante. Agradeço o presente de aniversário antecipado!

Ser Blogger traça o perfil de um blogger e de um leitor e dá-nos dicas muito válidas sobre como criar um blog - para quem ainda não reuniu toda a coragem -, como apresentar o nosso blog, fazê-lo crescer, rentabilizá-lo e geri-lo, tudo através de uma linguagem simples e de capítulos muito bem organizados. O Ser Blogger encara o vosso blog não só como um possível passatempo mas como algo sério e confia no vosso potencial para levá-lo a um patamar mais profissional, sem nunca esquecer a razão principal para o termos criado: paixão.

Embora alguns capítulos não se tenham adequado tanto à minha posição enquanto blogger (como saber se devo ser blogger ou onde alojar o meu blog) e eu gostasse de ter visto no livro alguns temas muito pertinentes, este livro respondeu-me a questões e dúvidas que eu nem sabia que tinha e ajudou-me a ter uma linguagem muito mais SEO em relação a este projecto. A verdade é que, sejamos sinceros, se começamos um blog pela razão certa que é a paixão por nos comunicarmos e partilharmos, o mais provável é que nem toda a gente domine todo o backstage de gerir uma página (não só a do próprio blog como das redes sociais), controlar visualizações e taxas porque nunca abordámos esse assunto na vida, sequer. Eu, sem vergonha alguma, admito que era uma dessas pessoas, onde o Bobby Pins nasceu e mantém-se de paixão e cujo os termos de marketing digital, de análise de métricas, de percentagens e tempos médios e tráfegos eram um dialecto completamente estranho para mim e que fui aprendendo na tentativa-erro e na intuição. Tenho absoluta certeza de que muitos outros bloggers sentem o mesmo, e o Ser Blogger foi uma ajuda preciosa para consolidar o que já sabia e compreender melhor alguns pormenores que ainda eram muito confusos para mim.

É um guia muito actual e necessário. Algo que amei neste lançamento é que é inteiramente nacional e, portanto, aplica todas as dicas, truques e parâmetros ao que já se faz e consegue em Portugal, o que nos ajuda a ter um alicerce de conhecimentos mais próximo da nossa realidade. Já perdi a conta de quantas vezes o consultei, desde que o recebi, e dos inúmeros post-its que colei nas páginas para assinalar pontos importantes.

Com sinceridade, embora o livro toque em muitos assuntos de forma superficial e não fale de outros tantos que gostava, achei o livro pertinente e fantástico não só para todos os bloggers que querem olhar para a sua página num tom mais sério e profissional - e não há mal nenhum nisso - como também para quem, inevitavelmente, tem de viver com este universo mesmo fazendo parte indirecta do projecto. Quantas vezes já tentaram explicar aos vossos amigos, familiares ou namorados "o que é ser blogger?" ou "o que fazes com um blog?". Considero que é um livro excelente para quem não compreende inteiramente o conceito de ter um blog e quer perceber um pouco melhor todo o trabalho que a sua amiga/namorada/familiar blogger tem de fazer. Acreditem que quem ler este livro não só vai compreender muito melhor o vosso trabalho como respeitá-lo - que também é algo que sentimos na pele quando diminuem todo o esforço que dedicamos a estas páginas -. Eu garanto-vos isto porque na minha esfera pessoal já quiseram ler alguns capítulos do livro e sentiram-se muito mais próximos com o que faço, portanto, julgo que é uma vitória dupla quando ganhamos mais confiança no que fazer ou como gerir e ainda temos um apoio mais sólido por parte de quem quer não só perceber o que fazemos como ajudar-nos. Ser Blogger é o guia de sonho de qualquer blogger português que está em "começo de carreira".

Autoras: Carolina Afonso e Sandra Alvarez
Número de Páginas: 247
Disponível na Wook (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

12 comentários

  1. Desconhecia o livro mas fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  2. Inn, o quanto concordo com a tua opinião e a tua descrição. Foi exactamente por isso que quis sortear este livro. Porque o acho incrível – para mim, para quem quer começar e até para quem não quer nada disto mas quer simplesmente saber mais sobre o que o outro faz. Fico genuinamente feliz por teres gostado!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu já tinha visto o livro à venda mas não sabia bem sobre o que era. Depois deste teu post fiquei muito mais curiosa para o ler :)

    3200 Degrees Photography & Lifestyle ❤

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tive propriamente interesse em adquiri-lo. Acredito que seja uma vantagem lê-lo para compreender melhor a questão dos algoritmos, do marketing digital e de todas as outras componentes mais profissionais.

    A área interessa-me bastante, sou sincera. E talvez chegue a adquirir o Ser Blogger como primeiro guia...

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este livro mas parece ser bastante interessante. Vou ver se o encontro por aí e lhe dou uma vista olhos. Parece ter abordar temas bastante relevantes.

    Beijinhos

    Buongiorno Principessa - https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  6. Vou comprar este livro! Quero mesmo muito lê-lo.

    ResponderEliminar
  7. Este livro também está na minha lista! Tenho muita curiosidade em relação aos conteúdos :)

    ResponderEliminar
  8. Estava à espera da tua opinião desde que partilhaste a aquisição do livro no instagram. Fiquei com alguma curiosidade em lê-lo pois, tal como tu, ainda existem alguns aspectos de como gerir um blogue, que eu ainda não domino, e muitos outros que desconheço. Talvez o compre :)

    ResponderEliminar
  9. Estou a ler e confesso que não domino nada das 'técnicas de marketing'.

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar tanto desse livro, e gostava mesmo de o ter também! Ainda não quase nenhuma competência no que diz respeito a técnicas de marketing, SEO, estatísticas, etc., e são conhecimentos que podem ajudar-nos a levar o nosso blog ao próximo nível.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  11. Já ouvi falar imenso desse livro, e tenho cada vez mais curiosidade em lê-lo. Ainda não domino quase nada de competências como SEO, técnicas de marketing ou dialetos como tráfegos, pelo que seria uma mais valia para mim e para o blog.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  12. O título não me é estranho, contudo, também nunca o pesquisei! Nesta altura da minha vida, penso que será um bom investimento, visto que aliar o gosto pelo conhecimento e as nossas paixões, acaba sempre em situações maravilhosas! Uma compra a considerar! ^^

    Beijinhos,
    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.