segunda-feira, 9 de outubro de 2017

LIVROS || Ser Blogger


Estava na minha wishlist de aniversário e, quando o ganhei através de um giveaway promovido pela Paula Laranjeira, fiquei radiante. Agradeço o presente de aniversário antecipado!

Ser Blogger traça o perfil de um blogger e de um leitor e dá-nos dicas muito válidas sobre como criar um blog - para quem ainda não reuniu toda a coragem -, como apresentar o nosso blog, fazê-lo crescer, rentabilizá-lo e geri-lo, tudo através de uma linguagem simples e de capítulos muito bem organizados. O Ser Blogger encara o vosso blog não só como um possível passatempo mas como algo sério e confia no vosso potencial para levá-lo a um patamar mais profissional, sem nunca esquecer a razão principal para o termos criado: paixão.

Embora alguns capítulos não se tenham adequado tanto à minha posição enquanto blogger (como saber se devo ser blogger ou onde alojar o meu blog) e eu gostasse de ter visto no livro alguns temas muito pertinentes, este livro respondeu-me a questões e dúvidas que eu nem sabia que tinha e ajudou-me a ter uma linguagem muito mais SEO em relação a este projecto. A verdade é que, sejamos sinceros, se começamos um blog pela razão certa que é a paixão por nos comunicarmos e partilharmos, o mais provável é que nem toda a gente domine todo o backstage de gerir uma página (não só a do próprio blog como das redes sociais), controlar visualizações e taxas porque nunca abordámos esse assunto na vida, sequer. Eu, sem vergonha alguma, admito que era uma dessas pessoas, onde o Bobby Pins nasceu e mantém-se de paixão e cujo os termos de marketing digital, de análise de métricas, de percentagens e tempos médios e tráfegos eram um dialecto completamente estranho para mim e que fui aprendendo na tentativa-erro e na intuição. Tenho absoluta certeza de que muitos outros bloggers sentem o mesmo, e o Ser Blogger foi uma ajuda preciosa para consolidar o que já sabia e compreender melhor alguns pormenores que ainda eram muito confusos para mim.

É um guia muito actual e necessário. Algo que amei neste lançamento é que é inteiramente nacional e, portanto, aplica todas as dicas, truques e parâmetros ao que já se faz e consegue em Portugal, o que nos ajuda a ter um alicerce de conhecimentos mais próximo da nossa realidade. Já perdi a conta de quantas vezes o consultei, desde que o recebi, e dos inúmeros post-its que colei nas páginas para assinalar pontos importantes.

Com sinceridade, embora o livro toque em muitos assuntos de forma superficial e não fale de outros tantos que gostava, achei o livro pertinente e fantástico não só para todos os bloggers que querem olhar para a sua página num tom mais sério e profissional - e não há mal nenhum nisso - como também para quem, inevitavelmente, tem de viver com este universo mesmo fazendo parte indirecta do projecto. Quantas vezes já tentaram explicar aos vossos amigos, familiares ou namorados "o que é ser blogger?" ou "o que fazes com um blog?". Considero que é um livro excelente para quem não compreende inteiramente o conceito de ter um blog e quer perceber um pouco melhor todo o trabalho que a sua amiga/namorada/familiar blogger tem de fazer. Acreditem que quem ler este livro não só vai compreender muito melhor o vosso trabalho como respeitá-lo - que também é algo que sentimos na pele quando diminuem todo o esforço que dedicamos a estas páginas -. Eu garanto-vos isto porque na minha esfera pessoal já quiseram ler alguns capítulos do livro e sentiram-se muito mais próximos com o que faço, portanto, julgo que é uma vitória dupla quando ganhamos mais confiança no que fazer ou como gerir e ainda temos um apoio mais sólido por parte de quem quer não só perceber o que fazemos como ajudar-nos. Ser Blogger é o guia de sonho de qualquer blogger português que está em "começo de carreira".

Autoras: Carolina Afonso e Sandra Alvarez
Número de Páginas: 247
Disponível na Wook (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

12 comentários:

  1. Desconhecia o livro mas fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  2. Inn, o quanto concordo com a tua opinião e a tua descrição. Foi exactamente por isso que quis sortear este livro. Porque o acho incrível – para mim, para quem quer começar e até para quem não quer nada disto mas quer simplesmente saber mais sobre o que o outro faz. Fico genuinamente feliz por teres gostado!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu já tinha visto o livro à venda mas não sabia bem sobre o que era. Depois deste teu post fiquei muito mais curiosa para o ler :)

    3200 Degrees Photography & Lifestyle ❤

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tive propriamente interesse em adquiri-lo. Acredito que seja uma vantagem lê-lo para compreender melhor a questão dos algoritmos, do marketing digital e de todas as outras componentes mais profissionais.

    A área interessa-me bastante, sou sincera. E talvez chegue a adquirir o Ser Blogger como primeiro guia...

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este livro mas parece ser bastante interessante. Vou ver se o encontro por aí e lhe dou uma vista olhos. Parece ter abordar temas bastante relevantes.

    Beijinhos

    Buongiorno Principessa - https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  6. Vou comprar este livro! Quero mesmo muito lê-lo.

    ResponderEliminar
  7. Este livro também está na minha lista! Tenho muita curiosidade em relação aos conteúdos :)

    ResponderEliminar
  8. Estava à espera da tua opinião desde que partilhaste a aquisição do livro no instagram. Fiquei com alguma curiosidade em lê-lo pois, tal como tu, ainda existem alguns aspectos de como gerir um blogue, que eu ainda não domino, e muitos outros que desconheço. Talvez o compre :)

    ResponderEliminar
  9. Estou a ler e confesso que não domino nada das 'técnicas de marketing'.

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar tanto desse livro, e gostava mesmo de o ter também! Ainda não quase nenhuma competência no que diz respeito a técnicas de marketing, SEO, estatísticas, etc., e são conhecimentos que podem ajudar-nos a levar o nosso blog ao próximo nível.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  11. Já ouvi falar imenso desse livro, e tenho cada vez mais curiosidade em lê-lo. Ainda não domino quase nada de competências como SEO, técnicas de marketing ou dialetos como tráfegos, pelo que seria uma mais valia para mim e para o blog.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  12. O título não me é estranho, contudo, também nunca o pesquisei! Nesta altura da minha vida, penso que será um bom investimento, visto que aliar o gosto pelo conhecimento e as nossas paixões, acaba sempre em situações maravilhosas! Uma compra a considerar! ^^

    Beijinhos,
    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)