FILMES || First They Killed My Father


Uma das coisas que sinto que cresceu em mim depois de visitar países mais "diferentes" e fora da bolha da Europa, foi a curiosidade para enriquecer mais os meus conhecimentos sobre História, um pouco por todo o mundo. Sinto que nos apresentam constantemente informações, documentários, manuais e artigos sobre as mesmas épocas históricas e que ficamos absolutamente ignorantes numa infinidade de factos importantes que aconteceram noutros lugares do mundo. E conhecermos a História e acontecimentos principais desses lugares permite-nos, também, compreender um pouco melhor as culturas, tradições e a própria identidade de um país. Tendo em conta que estou cada vez mais curiosa com países como o Vietname ou Camboja, o meu interesse pela História destes lugares é também enorme.

Foi precisamente por isso que decidi assistir ao First They Killed My Father, uma história verídica, produzida pela Angelina Jolie, disponível na Netflix e que retrata o período de 1975, onde o Camboja encontra-se sob o regime Khmer Rouge — um regime ditatorial que gerou um dos maiores genocídios da História —.  Observamos todos os acontecimentos através de Loung Ung, uma menina de cinco anos, a mais nova de seis irmãos, e que é forçada a ser treinada como soldado enquanto os seus irmãos são enviados para campos de trabalho forçados.

Todo o elenco é Cambojano, incluindo a língua e eu achei este detalhe excepcional, que eleva o filme para outro patamar e o aproxima do país onde a história é contada. Não é repleto de acção e tem um ritmo bastante lento, mas foi absolutamente incrível e esclarecedor. Alguns dos melhores pormenores são o facto de tudo ser observado pela inocência de uma criança — que se vai perdendo — e a qualidade da fotografia, que é de perder o fôlego.
É um filme intenso e angustiante mas que acho importante que todos assistam, porque precisamos de conhecer mais sobre o mundo que nos rodeia, mesmo os períodos negros, que não se confinam, de todo, à Europa. Embora não seja um filme cor-de-rosa e tenha um final surpreendente, sinto que compreendi muito melhor um período muito importante do Camboja e que me permitiu conhecê-lo um pouco melhor, mesmo sem ainda o ter pisado. Existe, também, o livro com as informações mais completas, especialmente sobre os pensamentos da Loung e eu estou muito desejosa por ler!

O filme foi seleccionado como representante do Camboja para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2018, e recomendo-o vivamente. Precisamos de abrir horizontes.

8 comentários

  1. Eu sou absolutamente apaixonada pela história do Camboja. Já lá estive em 2014 e quero voltar. O país é apaixonante e o peso da história é muito intenso. É triste saber que antes do regime de Pol Pot o Camboja estava muito mais desenvolvido que a Tailândia e que bastaram 5 anos e muitos milhares de mortes para atrasar um país até hoje. Descarreguei este documentário para o Ipad no Domingo, vou ver logo à noite :) obrigada por teres falado dele.

    beijinhos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  2. É um filme muito bom, vi à pouco tempo.
    Não tinha qualquer conhecimento sobre o Camboja e confesso que este filme deixou-me bastante pensativa e triste, é um filme "muito forte" aliás foi a realidade e é difícil aceitarmos que exista tanto mal por este mundo fora.
    Mas toda a gente devia de ver este filme... este e outros do gênero

    ResponderEliminar
  3. Também sinto que falamos sistematicamente sobre os mesmos períodos históricos e estamos muito centrados - como, de resto, é normal e previsível, na Europa e América do Norte. Comecei a tentar expandir horizontes com a América Latina - recomendo muito os filmes deles e, principalmente, a literatura, e cada vez tenho mais curiosidade sobre outros lugares. Nem sempre é fácil descobrir bons filmes produzidos fora da Europa, mas vou anotar a tua sugestão e ver este filme assim que tiver um tempinho.

    ResponderEliminar
  4. Achei que ias gostar: https://www.youtube.com/watch?v=2Y_hH9fLQ5k :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiiim, já sabia da estreia desse filme, mal posso esperar por ir ao cinema assistir! Obrigada por te lembrares de mim :)

      Eliminar
  5. Fiquei muito curiosa acerca desse filme, por duas razões: por ser sobre História e ser mesmo uma história verídica. Não conheço muito sobre a história do Camboja ( tal como disseram num comentário, estamos frequentemente muito centrados na História da Europa ou da América), pelo que penso que será muito bom para alargar os horizontes e conhecer uma realidade diferente que, pelo pouco que li, é um bocado triste e assustadora.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Fiquei presa à tua descrição, desde os primeiros detalhes sobre o filme. A Angelina Jolie tem dado verdadeiras mostras de qualidade no que respeita à produção e este filme parece ser mais um desses casos. Vou apontar para não me esquecer de ver. :)

    ResponderEliminar
  7. Uau, Inês! Que descrição do caraças, fiquei mesmo curiosa em relação a este filme! Muito obrigada pela sugestão!

    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.