LIVROS || Soviet Space Dogs


Já não é novidade nenhuma, para vocês, que eu sou apaixonada por tudo o que é Universo, espaço e... cães, inclusive os cães espaciais - não é coincidência que a minha primeira cadela se tenha chamado Laika - e, portanto, delirei quando descobri o livro Soviet Space Dogs, que pretende apresentar-nos e homenagear todos os cães que fizeram parte do programa soviético espacial.



Para quem for apaixonado por boas edições de livros, certamente vai apaixonar-se por esta; a obra é de capa dura (não existem outras versões) com detalhes metalizados, as páginas têm um acabamento envernizado e, ao longo de toda a narrativa, encontram inúmeras fotografias, capas de revistas, selos, postais e páginas de livros, tudo relativo aos cães espaciais. No final ainda têm disponível uma lista cronológica com todas as missões que envolveram cães e as respectivas fotos dos mesmos, data de voo e cápsula onde viajaram. Se são tão curiosos com estes pormenores como eu sou, acredito que já estejam a bater palmas.


Soviet Space Dogs reúne uma série de conteúdos muito interessantes sobre os programas que envolviam os animais e a sua relação com a própria corrida espacial entre a URSS e os EUA, e a sua importância para que missões mais inesquecíveis e grandiosas - como a missão de Yuri Gagarin - fossem bem sucedidas. Quando falei sobre este livro a algumas pessoas, julgava que era de conhecimento geral que a Laika não foi a única cadela a descolar em direcção ao desconhecido. Quase uma centena de outros cães participaram em missões muito importantes e Olesya descreve como se processavam as fases de selecção dos animais, justifica a preferência dos soviéticos por cães e não outras espécies, partilha inúmeras curiosidades sobre estes corajosos de quatro patas e expõe todo o lado político e fantasioso do que era divulgado ao público sobre estas missões.


Apesar de, hoje em dia, já quase ninguém ligar aos feitos dos cães espaciais e conhecerem pouco mais que a Laika, na sua época estes foram verdadeiros fenómenos mediáticos e históricos, em todo o mundo e o Soviet Space Dogs clarifica-nos esta informação de forma soberba. Apesar de se encontrarem no meio de uma corrida espacial e de uma Guerra Fria, estes cães ultrapassaram todas as barreiras e adversidades, unindo o mundo num só fascínio, admiração e expectativa. Mas também geraram inúmeras polémicas éticas; Poderia a Laika ter sobrevivido? Por que não regressou? Será correcto sacrificar um cão pela sobrevivência humana, no espaço? E será que outros cães irão explorar novos desconhecidos como Marte, por exemplo? Estas são algumas das perguntas às quais o livro dá resposta.

Muito informativo, cheio de imagens apelativas e curiosas, especializado para quem te muita curiosidade em saber mais sobre missões espaciais, sobre todo este mundo tão científico e espectacular e, neste livro em especial, ideal para quem adora um bom amigo de quatro patas que ladra. Um dos livros sobre o espaço mais interessantes que já li.

Autora: Olesya Turkina
Número de Páginas: 237

3 comentários

  1. A tua rubrica dos livros dá-me sempre a conhecer livros extraordinários. Como curiosa sobre os mistérios do espaço, gostei muito de conhecer este.

    ResponderEliminar
  2. Omg este livro é qualquer coisa! A minha primeira cadela também se chamou Laika! XD
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de encontrar este livro aqui no Brasil. Infelizmente, ultimamente tem sido ainda mais difícil comprar em sites estrangeiros.

    O nome da minha primeira cachorra também se chamava Laika e sinto sua falta até hoje... 10 anos depois de sua partida. Só tenho gratidão pelo tempo que passamos juntas na infância e o desejo recorrente de tê-la oferecido uma vida melhor.
    Há pouco, estava pesquisando sobre a nossa primeira Cosmonauta mundial (Laika), e me deparei com uma música linda e triste que toda vez que ouço, me faz chorar. Esta se chama: Mecano - Laika. Aconselho ouvir.

    No mais, parabéns pelas palavras e conteúdo do blog. Muito bom!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.