quinta-feira, 11 de maio de 2017

LIVROS || Soviet Space Dogs


Já não é novidade nenhuma, para vocês, que eu sou apaixonada por tudo o que é Universo, espaço e... cães, inclusive os cães espaciais - não é coincidência que a minha primeira cadela se tenha chamado Laika - e, portanto, delirei quando descobri o livro Soviet Space Dogs, que pretende apresentar-nos e homenagear todos os cães que fizeram parte do programa soviético espacial.



Para quem for apaixonado por boas edições de livros, certamente vai apaixonar-se por esta; a obra é de capa dura (não existem outras versões) com detalhes metalizados, as páginas têm um acabamento envernizado e, ao longo de toda a narrativa, encontram inúmeras fotografias, capas de revistas, selos, postais e páginas de livros, tudo relativo aos cães espaciais. No final ainda têm disponível uma lista cronológica com todas as missões que envolveram cães e as respectivas fotos dos mesmos, data de voo e cápsula onde viajaram. Se são tão curiosos com estes pormenores como eu sou, acredito que já estejam a bater palmas.


Soviet Space Dogs reúne uma série de conteúdos muito interessantes sobre os programas que envolviam os animais e a sua relação com a própria corrida espacial entre a URSS e os EUA, e a sua importância para que missões mais inesquecíveis e grandiosas - como a missão de Yuri Gagarin - fossem bem sucedidas. Quando falei sobre este livro a algumas pessoas, julgava que era de conhecimento geral que a Laika não foi a única cadela a descolar em direcção ao desconhecido. Quase uma centena de outros cães participaram em missões muito importantes e Olesya descreve como se processavam as fases de selecção dos animais, justifica a preferência dos soviéticos por cães e não outras espécies, partilha inúmeras curiosidades sobre estes corajosos de quatro patas e expõe todo o lado político e fantasioso do que era divulgado ao público sobre estas missões.


Apesar de, hoje em dia, já quase ninguém ligar aos feitos dos cães espaciais e conhecerem pouco mais que a Laika, na sua época estes foram verdadeiros fenómenos mediáticos e históricos, em todo o mundo e o Soviet Space Dogs clarifica-nos esta informação de forma soberba. Apesar de se encontrarem no meio de uma corrida espacial e de uma Guerra Fria, estes cães ultrapassaram todas as barreiras e adversidades, unindo o mundo num só fascínio, admiração e expectativa. Mas também geraram inúmeras polémicas éticas; Poderia a Laika ter sobrevivido? Por que não regressou? Será correcto sacrificar um cão pela sobrevivência humana, no espaço? E será que outros cães irão explorar novos desconhecidos como Marte, por exemplo? Estas são algumas das perguntas às quais o livro dá resposta.

Muito informativo, cheio de imagens apelativas e curiosas, especializado para quem te muita curiosidade em saber mais sobre missões espaciais, sobre todo este mundo tão científico e espectacular e, neste livro em especial, ideal para quem adora um bom amigo de quatro patas que ladra. Um dos livros sobre o espaço mais interessantes que já li.

Autora: Olesya Turkina
Número de Páginas: 237

3 comentários:

  1. A tua rubrica dos livros dá-me sempre a conhecer livros extraordinários. Como curiosa sobre os mistérios do espaço, gostei muito de conhecer este.

    ResponderEliminar
  2. Omg este livro é qualquer coisa! A minha primeira cadela também se chamou Laika! XD
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de encontrar este livro aqui no Brasil. Infelizmente, ultimamente tem sido ainda mais difícil comprar em sites estrangeiros.

    O nome da minha primeira cachorra também se chamava Laika e sinto sua falta até hoje... 10 anos depois de sua partida. Só tenho gratidão pelo tempo que passamos juntas na infância e o desejo recorrente de tê-la oferecido uma vida melhor.
    Há pouco, estava pesquisando sobre a nossa primeira Cosmonauta mundial (Laika), e me deparei com uma música linda e triste que toda vez que ouço, me faz chorar. Esta se chama: Mecano - Laika. Aconselho ouvir.

    No mais, parabéns pelas palavras e conteúdo do blog. Muito bom!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)