terça-feira, 2 de maio de 2017

FILMES || Life In a Day


Life In a Day é um documentário que mostra o dia 24 de Julho de 2010 a partir de mais de 80 mil vídeos submetidos por participantes de todas as regiões do globo. O objectivo do filme é mostrar às gerações futuras como é viver na nossa época, e resulta numa combinação que conta com 192 países e uma enorme miscelânea de acontecimentos em 24 horas.

É impressionante a percepção de que realidades diferentes da nossa não existem só entre pessoas de duas regiões opostas do globo. Por vezes, a nossa realidade e a do nosso vizinho são completamente distintas. O que vivemos, as nossas rotinas, os nossos essenciais de dia-a-dia, os nossos gostos e decisões, as nossas prioridades mudam completamente de ser humano para ser humano e é extraordinária essa pluralidade. Não sabemos nada do que se passa na vida das outras pessoas, nas rotinas das outras pessoas e isso intensifica-se muito mais quando vivemos fechados nos nossos pensamentos, no nosso mundo, sem vermos o que existe lá fora.

É quase mágico como um dia pode correr de formas tão diversas para tantas pessoas; para uns, é só mais um dia; para outros, é mais um milagre poderem acordar; é um dia de festa, de nascimento, de entrega, de felicidade. Mas é um dia de adeus para outros tantos. De surpresas e decisões. Ou de sobrevivência e aventura. 

Faz-nos reflectir sobre este tesouro que são as 24 horas que nos são entregues, todos os dias. O que podemos fazer com elas. O quanto algo que não é extraordinário, para nós, pode ser para outra pessoa. No quanto podemos fazer e decidir num dia. É um documentário que abre os nossos horizontes e que nos faz olhar para o mundo num prisma mais humano. Mexe com as nossas certezas e com as nossas ideias básicas. Faz-nos estar mais abertos à diversidade humana. E isso é tão belo.

O filme está disponível, na íntegra, no Youtube e podem activar as legendas - a tradução está óptima. No entanto, tenho de deixar o aviso prévio de que algumas cenas não são recomendadas a pessoas mais sensíveis, expondo alguns cenários de violência e crueldade (humana e animal), sem qualquer tipo de censura auditiva e/ou visual.

3 comentários:

  1. Adoro adoro adoro os teus posts de sugestões. Mais um filme para a minha lista, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes teus posts. Vou, sem dúvida, ver este filme!!

    Beijinhos!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o filme mas vou ver com toda a certeza!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)