quarta-feira, 17 de maio de 2017

DAILY || Para adocicar o vosso dia (adocicou o meu, pelo menos...)


"Saíste super tarde da sala, hoje. Aconteceu alguma coisa?", perguntei eu, a olhar para o relógio enquanto o João me cumprimentava, acabado de sair da escola, com uma mochila gigante e pesada às costas e um ar de quem iria adormecer em meia-hora. "Estás a ver aquela menina ali? É a minha namorada.", respondeu-me, a apontar para uma menina a andar de moleta. "Ela torceu o pé no outro dia, por isso eu levo a mochila dela para todo o lado, na escola".

Fiquei derretida com a sua resposta, tão doce. Não havia ali nenhuma entoação de obrigação, queixa ou resignação. Ele levava a mochila dela porque era o certo, o mínimo que ele podia fazer para a ajudar. Quando contei à minha tia, nem quis acreditar.
Tenho muito orgulho neste miúdo. Eu sei que toda a gente diz isso dos seus pequenos petizes da família. Faz parte. Mas eu tenho muito orgulho porque ele é um menino extraordinário. Tem oito anos e uma noção de cavalheirismo, melhor, de companheirismo tremenda. Não há idade certa para percebermos que temos de ser a mão amiga do outro; E por mão amiga eu falo de um desconhecido na rua que precise de ajuda, de um amigo do peito que esteja a necessitar de nós ou da namorada (da escolinha ou da vida) que está de moleta. Quantas pessoas têm esta sensibilidade? Este toque? Quantas pessoas, bem mais velhas que o João, é que despertam das suas bolhas, das suas rotinas, do seu umbigo, para olharem ao seu redor?

Ele tem oito anos e acarta a sua mochila e o troley da namorada. Uma relação que, para nós, não nos diz nada, de tão novinhos que são. Mas que diz muito do seu carácter; tão pequeno, já tem um coração tão grande. É assim mesmo, João.

5 comentários:

  1. Fico mesmo sensibilizada com estes gestos das crianças. Que coisa bonita! É tão bom saber que há crianças mesmo genuínas e bem-educadas :)

    ResponderEliminar
  2. Também acabou de adocicar o meu. Que gesto tão querido, ainda mais querido vindo de uma criança! Há crianças que já tem mais sabedoria e um coração maior que muitos adultos.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)