quarta-feira, 12 de abril de 2017

PASSAPORTE || Deserto de Niaga, Senegal


Esta viagem foi a conquista de vários sonhos e desejos, entre eles, andar num deserto. O deserto de Niaga não tem uma extensão de areia tão infinita como um Sahara - muito menos dunas verdadeiramente montanhosas - mas é uma paisagem de perder de vista e fascínio. Permanece com alguma vegetação graças a dois factores fundamentais: a presença de um oásis (e, acreditem, é tal e qual o que vai na nossa imaginação) e porque está próximo da costa africana.


Enquanto o Rally Dakar decorreu no Senegal, este deserto era um dos pontos de passagem, incluindo a costa. A prova terminava, depois, no Lago Retba. Embora o evento tenha, há muito tempo, mudado de lugar, ainda existem dezenas de experiências e tours que podem realizar para viverem um pouco do que é um Rally Dakar.



Eu fui num jipe de caixa aberta altamente duvidoso fazer esta aventura. Além da minha companhia e do nosso guia, estava connosco um casal absolutamente adorável de franceses que completava 60 anos de casados. Não se deixem enganar pela possível idade deste dois simpáticos franceses, eles tinham toda a genica e espírito de aventura dentro de si. Mas confesso que temi por eles quando os vi alinhar na nossa experiência de Rally. O jipe salta, sobe e desce uma série de dunas e nós vamos saltitando no banco de um lado para o outro, rindo para disfarçar o nervosismo de tudo dar para o torto ou de um carro daqueles parar no meio do deserto.




A aventura vale totalmente a pena pelas paisagens, pelas aves que fogem de nós à medida que o carro passa, pela brisa do mar a bater nas nossas caras, pelo tempo seco do deserto a abraçar-nos o corpo. Quando estamos ali, rodeados apenas de areia, sentimo-nos pequenos em todos os pormenores, especialmente nos nossos problemas. Como podemos nós sofrer por coisas pequenas, quando existe algo tão inacreditavelmente belo e simples como um deserto?

7 comentários:

  1. Adorava ir a um deserto! Deve ser uma experiência fantástica :). E esse é lindo! Que fotos lindas!
    Também gostava de alinhar nessa experiência Rally, deve ser muito divertido :).
    Admiro essas pessoas, que já viveram muitos anos, mas continuam com a mesma genica e energia de sempre, ou ainda com mais.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que belo! Sonho tanto em conhecer um deserto, não tens noção! Deve ter sido uma aventura super divertida!

    ResponderEliminar
  3. Após estas publicações todas, o Senegal já está na minha lista de países a visitar!

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente maravilhoso! Tal como as fotos.

    ResponderEliminar
  5. Um passeio no deserto é algo que eu quero mesmo muito fazer.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma experiência incrível, e pela qual todos nós deveríamos passar!!
    Também tenho imensa curiosidade em visitar um deserto! Talvez um dia! ^^
    Beijinho!

    LYNE

    ResponderEliminar
  7. Que fotografias maravilhosas!!! Parecem saídas de um catálogo ou de um filme :) adorava, um dia, poder fazer um passeio desses!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)